A escultura "Centenário da Amizade entre Brasil e Japão", do artista japonês radicado no Brasil Manabu Mabe, foi reinaugurada, na tarde desta terça-feira (22), na Praça do Japão por um motivo especial: o novo imperador Naruhito proclamou sua ascensão ao trono real japonês nesta terça.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Com 2 m de altura, 7 toneladas e esculpida em mármore rosa, a peça foi confeccionada em 1997 data da vinda do imperador do Akihito, pai de Naruhito, a Curitiba.
A peça era parte do acervo do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), cuja sede fica no bairro Jardim Botânico. Na época, seis empresários cederam recursos para a obra, que custou em torno de US$ 60 mil. Entre os empresários que doaram para a confecção da escultura estavam José Carlos Gomes Carvalho, Sérgio Prosdócimo, Francisco Cunha Pereira Filho, Atilano de Oms Sobrinho, Abdo Aref Kudri e Keizo Assahida.
Após 22 anos, a obra será exposta para o público na Praça do Japão, no bairro Batel. “A data especial fez a gente pensar em transferir a obra, para que outras pessoas pudessem apreciar. O prefeito Rafael Greca entendeu e escolheu o local. É uma obra única do artista, que nunca fez outra peça deste tipo”, enfatiza Keizo Assahida, de 75 anos, um dos empresários que cedeu recursos.
O desejo de fazer com que a obra impactasse um público maior também também foi comentado pelo filho do artista Joh Mabe, durante uma conversa com o prefeito. Manabu Mabi nasceu em 1924 no Japão, veio ao Brasil com 10 anos e morreu aos 74 anos em São Paulo.
Tomie Ohtake
Além da obra de Manubu Mabe, a Praça do Japão já tem uma escultura de outra artista nipo-brasileira, Tomie Ohtake. Inaugurada em julho de 2018, a escultura de 7m de altura é uma estrutura de ação pintada de vermelha e foi inaugurada em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana