Este terceiro dia de carnaval no Litoral do Paraná finalmente está com as praias lotadas típicas do feriado. Desde a manhã desta segunda-feira (4), os turistas chegaram aos montes na praia Central de Guaratuba, por exemplo, e o espaço na areia chegou a ficar tão pequeno que teve gente armando tendas já dentro da água do mar.
Fotos da segunda-feira de carnaval no Litoral do PR
“É o espaço que tem, então a gente se vira”, diz a assistente de Recursos Humanos Stephanie Reis, de 28 anos. A veranista, que veio da cidade de Arapongas, no interior do Paraná, ajudou os amigos a pendurarem toalhas e roupas na estrutura da tenda, para que a água do mar não os molhasse. Para ela e os 7 amigos, não tem tempo ruim: “Carnaval é assim mesmo, a gente gosta dessa muvuca”, explica.
Leia também: Temperaturas altas e possibilidade de chuvas fortes marcam fim do carnaval em Curitiba e Litoral
Apenas um dos itens protegidos por Stephanie não puderam ser colocados junto às ferragens da tenda. Trata-se da caixa de som, o objeto que para o grupo é o mais precioso - tanto que ganhou uma cadeira exclusiva enquanto um dos amigos ficou em pé. “Não dá pra molhar a caixa e estragar a festa”, aponta a assistente de RH, mostrando o aparelho de 40 centímetros de comprimento que, enrolado em uma toalha, tocava sucessos sertanejos.
Com a praia tão lotada e a temperatura batendo os 27°C, há até quem prefira deixar a tenda perto da água de propósito. É o caso do supervisor de manutenção João Ferreira de Lima, de 44 anos, que achou a situação excelente para refrescar os pés. “Liberou um espaço para trás, mas eu fiquei por aqui mesmo”, explica o turista, que veio de Curitiba com a família e comprou a tenda especialmente para o Carnaval. Segundo ele, a estrutura faz a diferença para quem quer ficar na areia do início da manhã até o sol se pôr.
Já no caso da dona de casa Mariane Rosa, de 28 anos, a viagem de Londrina até a praia é justamente por causa da quantidade de pessoas. “A gente quer curtir justamente com esse clima, só tem que segurar bem os pertences pra água não levar embora”, conta a veranista já com as canelas mergulhadas.
Comércio comemora
Se a lotação é agradável ou não para quem está na areia, varia de acordo com o gosto pessoal. Mas o fato é que uma praia assim é o que os comerciantes e vendedores ambulantes esperavam desde o início do Carnaval, que até então tinha pouco movimento. E os próprios turistas sabem disso. “Quanto mais gente melhor, porque o comércio fica bom e movimenta a cidade, então é benefício pro turista também”, avalia João Ferreira Lima.