A Polícia Civil do Paraná destruiu na manhã desta quarta-feira (8) 700 coletes à prova de bala da corporação que estavam com a validade vencida. Só este ano, 376 policiais civis de todo o estado tiveram os coletes substituídos antes do fim da validade, em agosto.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Os coletes foram picotados na Divisão da Infraestrutura da Polícia Civil, no Centro de Curitiba. O descarte dos coletes tem autorização do Exército, que regula o tempo útil de armas e coletes balísticos no Brasil. Um laudo será emitido comprovando a destruição do material.
Validade
Para facilitar a troca dos coletes, a Polícia Civil criou um sistema em que registra o equipamento no nome do agente que vai utilizá-lo. Quando faltam três meses para terminar o prazo de validade, tanto a chefia do respectivo departamento em que o policial está lotado quanto o próprio agente recebem uma notificação para que o colete seja trocado.
O objetivo é que os coletes sejam substituídos antes do fim do prazo de validade, para evitar que o policial atue com equipamento inapropriado.
Em março 2016, operações policiais foram ameaçadas de serem executadas justamente pelo fato de os coletes estarem vencidos. Pelo menos 42 delegados de todo o Paraná enviaram ofício à Associação dos Delegados do Paraná (Adepol) informando não participariam de operações enquanto os coletes não fossem substuídos.