O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para os três estado da região sul do Brasil nesta terça-feira (21). O alerta abrange principalmente os estados do Paraná e Santa Catarina e é válido até a madrugada desta quarta-feira (22). A previsão do Simepar é de que a chuva chegue até o período da noite em todas as regiões estado, já que uma frente fria se desloca do Sul do país.
Leia também: Vento e chuva derrubam telhado de pátio de prefeitura no interior do Paraná
De acordo com o instituto, Curitiba pode receber chuvas de até 60 milímetros por hora em alguns períodos, até às 5 horas da madrugada desta quarta, e o volume acumulado pode chegar à 100 milímetros por dia. A tempestade pode vir acompanhada por ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h, e queda de granizo, de acordo com o instituto.
Leia também: Com previsão de temporal, saiba o que fazer em caso de granizo e inundação
A Defesa Civil do Paraná, que desde outubro mantém um sistema que alerta a população por meio de mensagens no celular conforme um endereço cadastrado, notificou os números registrados em Curitiba sobre a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por vendaval e queda de granizo, além de alertar para a possível queda de raios.
Segundo o Inmet, uma parte do Rio Grande do Sul também pode ser atingida pela tempestade - parte da região norte e a Serra Gaúcha.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”