Um dia após a divulgação de que Curitiba estava com 89% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas, o prefeito Rafael Greca (DEM) revelou que em uma semana, mais 70 leitos exclusivos para Covid-19 da rede pública serão instalados para os futuros pacientes. Os primeiros 40 - sendo 22 de UTI - já estão ativos no Instituto de Medicina do Paraná (IMPR), administrado pela Santa Casa de Misericórdia. No total, serão 321 UTIs em funcionamento em toda capital para o novo coronavírus.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
O Instituto de Medicina, localizado no bairro Alto da XV, foi reaberto em julho pela prefeitura com 110 leitos, sendo 50 de UTI e 60 clínicos (para casos menos graves). “Esta é a boa notícia que aquece a manhã deste dia 10 de julho. Abrimos hoje no Instituto de Medicina mais 40 vagas hospitalares para cura de Covid-19 no SUS curitibano. Passamos a ter na cidade, 291 UTIs exclusivamente para enfrentar o vírus que mata. Na quarta-feira próxima (15), serão mais 40 leitos clínicos e mais 30 leitos de UTIs, somando 321 UTIs públicas só para Covid. Nossa Cidade tem 1088 leitos de UTI para todas as doenças”, afirmou o prefeito pelo Facebook.
Além do Instituto de Medicina que foi ativado com propósito de atender infectados pelo novo coronavírus, o Hospital Vitória, no dia 5 de junho, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), também reabriu uma ala exclusiva com 140 leitos.
No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (9), a capital estava com 8.844 casos confirmados com 226 mortes. Nos hospitais, a taxa de ocupação nas UTIs exclusivas para Covid-19 da rede SUS era de 89%. Ao todo, são 430 pacientes diagnosticados com coronavírus, internados em instituições públicas ou particulares,sendo 185 pessoas em leitos de emergência.
“Em menos de uma semana tivemos a confirmação de quase duas mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o que significa um aumento de casos ativos”, relatou a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Marion Burger. Atualmente, Hospital Cruz Vermelha, São Vicente e Trabalhador estão com 100% de ocupação. A agressividades com a qual o vírus atua no paciente preocupa as autoridades de saúde.
Leitos no Litoral
No litoral do Paraná, o Hospital Regional, em Paranaguá, abriu mais quatro leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19. No total, agora são 14 leitos disponíveis e com a previsão de chegar em 20 nos próximos dias. O hospital atende aproximadamente 300 mil pessoas. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acredita que estes novos leitos irá reforçar a ampliação da rede hospitalar da região. “Temos trabalhado para ampliação da rede hospitalar, na estratégia de enfrentamento ao coronavírus. E o Litoral do Paraná demandava esta ampliação, que de imediato já são quatro novos leitos. Mas ressaltamos a importância do isolamento domiciliar para o controle da circulação do vírus”, disse Beto Preto. Nos últimos dias, a ocupação dos leitos exclusivos Covid-19 oscilou entre 80 e 100%, assim como os leitos de UTI não coronavírus também estão acima dos 90%.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião