Cerca de 60 motoristas de aplicativos já foram autuados em Curitiba por causa de irregularidades na prestação do serviço desde o último mês de abril. E esse número pode aumentar ainda mais, já que a prefeitura anunciou a realização de uma força-tarefa com a Urbs, Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) e a Guarda Municipal para fiscalizar possíveis infrações. As ações estão sendo feitas em pontos onde há grande concentração de veículos de apps como Uber, 99 e Cabify, em especial a Rodoferroviária. Segundo a prefeitura, no período, já foram mais de 600 abordagens.
Um dos principais focos das blitze é a abordagem de passageiros pelos motoristas, prática ilegal e considerada arriscada para quem aceita o serviço. “Além de irregular é perigosa e deve ser rejeitada pelos passageiros. Quando a pessoa aceita entrar num veículo sem ter chamado o serviço pelo aplicativo, a corrida pode ficar anônima, sem registro e sem os dados do motorista”, disse o gestor da Área de Táxi e Transporte Comercial da Urbs, Marcelo Ferreira.
Leia também: Frio e Copa dispararam vendas nas Feirinhas de Inverno de Curitiba
Além disso, agentes da Setran verificam itens relativos ao Código de Trânsito, como carteira de habilitação e documentos do veículo. Pneus lisos, falta de luz de placa, estacionamento irregular e até falta de carteira de habilitação foram motivos de autuações.
Além das abordagens, os fiscais vistoriam se os carros têm adesivo de identificação no para-brisa “dístico”, uma das exigências do Decreto Municipal nº 1.302/17, que dita as regras para a atividade de Uber, Cabify, 99 e outros aplicativos do segmento de transporte individual de passageiros. Até agora, cerca de 20 veículos foram flagrados sem o adesivo.
O foco na Rodoferroviária acontece porque o local é um dos principais pontos de partida e destino de viagens. No entanto, a própria prefeitura já antecipa que as operações serão estendidas para outros locais da cidade.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião