A estabilidade dos últimos dias, com sol e temperaturas agradáveis, não deve durar muito. Segundo o Instituto Simepar, uma frente fria que atua pelo estado deixa o sábado (1.º) e o domingo (2) com previsão de chuvas, não só em Curitiba, mas no estado como um todo.
No sábado (1), o sol até aparece pela manhã, entre nuvens, mas a situação é passageira, já que a previsão das pancadas de chuva está prevista para o período da tarde. Apesar disso, a temperatura não muda tanto em relação a esta semana. Em Curitiba, o dia começa com 15 °C e ao longo do dia, os termômetros podem chegar aos 25 °C. De acordo com o meteorologista do Simepar, Tarcísio Valentim da Costa, o principal motivo para o tempo mudar é a instabilidade vinda do oceano.
Leia também: Curitiba terá série de desfiles cívicos antes do 7 de Setembro; trânsito terá bloqueios
“O fim de semana de forma geral não deve ser muito aproveitável. Nós temos o deslocamento de uma frente fria pelo oceano que avança pelo Paraná e provoca essa área de instabilidade, com possibilidade de chuva generalizada no estado inteiro. No sábado, a previsão é para a tarde e o domingo terá céu mais encoberto, com possibilidade a qualquer hora”, explica.
No domingo (2), o sol não deve dar as caras e apesar da precipitação, a temperatura máxima se mantém elevada, com máxima prevista de 24 °C, segundo informações do Simepar. Assim como na capital, o Litoral também tem previsão de chuva, mas independente disto, a sensação de calor é um pouco maior para as praias. Em Paranaguá, por exemplo, os termômetros variam entre 18 º C e 28 °C no sábado (1) enquanto no domingo, a previsão oscila entre os 17 °C e 23 °C.
Saiba mais: Prefeitura oferece 3 mil vagas para cursos gratuitos em Curitiba
Outras regiões
Mesmo com a frente fria, os municípios da regiões Norte e Noroeste terão um final de semana bem quente. Em cidades como Maringá, Apucarana e Jacarezinho, por exemplo, os termômetros ficam oscilam entre 28º C e 31ºC. O domingo será ainda mais chuvoso, mas isso não faz com que as temperaturas caiam, e em Jacarézinho, a máxima prevista chega aos 32º C.
As altas temperaturas não devem continuar por muito tempo. Já que na segunda-feira, uma massa de ar frio está a caminho, segundo o meteorologista Tarcísio da Costa.
“Na segunda, a frente fria já vai embora, mas podemos ter uma umidade leve ainda e há um risco de chuviscos na parte de amanhã. A partir de terça, uma massa de ar frio chega faz com que as temperaturas caiam mais”, comenta.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião