O curitibano já pode se preparar para um resto de semana frio e úmido. Depois de dias de muita nebulosidade e garoa, a chuva chega com força ao Paraná e derruba as temperaturas a partir dos próximos dias. Segundo o Instituto Simepar, a tendência é que a instabilidade que rondava Curitiba e Região Metropolitana se intensifique, com a possibilidade, inclusive, de temporais já nesta quarta-feira (31).
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a previsão é de chuva forte, que pode se intensificar e vir acompanhada de rajadas de ventos em algumas localidades. “Não é uma situação generalizada, mas que deve acontecer com maior incidência na Região Metropolitana”, explica o especialista. Segundo ele, as chances de raios também são relativamente altas, mas o risco de temporal é de baixo para médio e em apenas alguns pontos do estado.
Por causa dessa condição, a variação de temperatura não deve ser tão grande no último dia de maio. Como deve chover a qualquer momento do dia, a amplitude térmica deve ser bem baixa, com mínima de 14º C e máxima de 19º C em Curitiba. No Litoral, a diferença nos termômetros vai ser ainda mais sutil, indo de 19º C para 23º C ao longo da quarta-feira.
Nas demais regiões do estado, a situação não é muito diferente. Embora a instabilidade impere em todo o estado, a intensidade deve ser maior na faixa Leste. Já no interior do Paraná, a chuva vai servir para segurar as temperaturas. Em Cascavel, a mínima é de 16º C e a máxima de 20° C.
Frio chega com força
Esse dia mais chuvoso é fruto de uma evolução de um cenário que já se desenvolvia na região há alguns dias. “Tínhamos um sistema parado na região há algum tempo, que resultou nas chuvas no Rio Grande do Sul, por exemplo”, explica Braun. “Agora ele vai avançar para o Paraná como uma frente fria. E, atrás desse tipo de frente, é comum um ar um pouco mais frio”.
Isso significa que, já a partir de quinta-feira (1º), as temperaturas devem cair sensivelmente na capital paranaense. Segundo o Simepar, o mês de junho já se inicia com bastante nuvem e previsão de temperaturas de apenas um dígito. A noite do dia 1.º deve ter mínima de 9º C e, na sexta-feira (2), os termômetros devem chegar a 6º C em Curitiba — uma das menores marcações registradas neste ano.
Em outras regiões do estado, as mínimas também serão baixas na sexta, com os termômetros marcando 5º C Ponta Grossa e União da Vitória, 7º C em Londrina, 8º C em Maringá e 9º C em Paranavaí.
A partir do sábado (3), porém, a temperatura tende a subir um pouco. A chuva, contudo, retorna. “O frio e a chuva vão começar a alternar. É o padrão desse período de outono e inverno”, justifica o meteorologista.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião