• Carregando...
Policiais do Bope da PM foram acionados para atuar na rebelião da Delegacia de São José dos Pinhais.
Policiais do Bope da PM foram acionados para atuar na rebelião da Delegacia de São José dos Pinhais.| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Um preso morreu em mais uma rebelião na Delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na noite de terça-feira (14). Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil foram acionados para atender a ocorrência.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

O detentos chegaram a fazer um um policial civil de refém e agredido pelos preso. Para soltá-lo, outro policial atirou e matou um dos detentos. A carceragem da delegacia tem capacidade para 8 detentos, mas abriga 64. Há anos a Delegacia de São José dos Pinhais sofre com superlotação. Em fevereiro, um surto de sarna entre os detentos gerou a interdição da carceragem por parte da Vigilância Sanitária e preocupação entre policiais e advogados, temerosos de adquirirem a doença no contato com os preso.

Segundo um policial que atua na delegacia e não quis se identificar, a confusão ocorreu por volta das 21 h, quando um dos presos diabético solicitou aplicação de insulina. “Os detentos começaram a gritar falando que o preso estava passando mal e precisava do medicamento. Quando o policial abriu a cela para entregar o remédio, os detentos puxaram ele para dentro”, diz.

Mesmo com luta corporal, os detentos mantiveram o policial como refém. Enquanto o policial era agredido pelos presos, outros policiais dispararam para cima na tentativa de dispersar o tumulto. “Mesmo com a gente disparando, eles continuaram chutando o policial e gritando que ele ia morrer”, conta o policial que estava de plantão no momento da rebelião.

Mesmo com reforço policial, os detentos não voltaram atrás. Então, os policiais dispararam contra o preso que segurava o refém. A ação durou 30 minutos.

Os cinco detentos que lideraram a rebelião e agrediram o policial foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio. A delegacia abriu inquérito para apurar os fatos.

Transferência

A Delegacia de São José dos Pinhais é foco constante de rebelião de detentos. Ainda não há informação se depois da rebelião desta terça haverá transferência de presos.

“Todos os dias nós fazemos pedido para o Depen (Departamento Penitenciário) para que os presos sejam transferidos. Inclusive o Ministério Público já solicitou também”, conta o policial.

No local, há presos que já estão condenados. Pela lei, detentos condenados devem ser transferidos para os presídios.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]