Uma fuga incomum foi registrada na Penitenciária Central do Estado (PCE I), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no início desta semana. Um preso - suspeito de chefiar uma quadrilha que sequestrava gerentes de bancos no Paraná - aproveitou o horário de visitas do último domingo (21) para fugir da cadeia ao trocar de lugar com o irmão que havia ido visitá-lo. O fugitivo é um ex-pastor evangélico e havia sido detido há três meses pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), grupo de elite da Polícia Civil.
Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a ação ocorreu por volta das 15h no pátio da penitenciária, onde os irmãos trocaram de roupa e de documentos. Com isso, o detento passou pela equipe de agentes carcerários com o RG do irmão. A troca só foi percebida pela equipe de plantão durante a contagem noturna dos presos, quando o “visitante” informou ao agente que o irmão havia fugido. Os irmãos não são gêmeos.
- Leia mais - Após protestos, polícia abre inquérito para investigar participação de PM em morte de jovem
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Piraquara, onde assinou um Termo Circunstanciado (TC) por facilitação de fuga, que é considerado um crime de menor potencial ofensivo. Ele foi liberado logo depois. Até a tarde desta quinta-feira (25), o fugitivo ainda não havia sido recapturado.
- Veja também - Tiroteio no Centro de Curitiba deixa assaltante gravemente ferido
Falha de procedimento
De acordo com o diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati, a situação ocorreu devido a uma falha no procedimento padrão da penitenciária. Uma sindicância será aberto para verificar o que ocorreu e identificar se algum funcionário teria contribuído com a fuga.
Um sistema biométrico também será implantado na unidade para que todos os visitantes entrem e saiam do local mediante apresentação da digital. “Faremos o teste inicial a partir de novembro e, após a fase experimental, nossa intenção será abrir licitação para expandir o sistema a todas as unidades do estado”, informa Caricati.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo