Sete presos fugiram da carceragem da delegacia de Sarandi, no interior do Paraná, na noite de segunda-feira (4). As imagens da fuga foram registradas por câmeras de segurança, que mostram os detentos escapando por um pequeno espaço no telhado e saltando do alto do muro. Na queda, um dos fugitivos se esborrachou no chão de uma altura de três metros e quebrou o pé. Cinco presos já foram recapturados.
De acordo com o agente penitenciário responsável pela carceragem do município, Laércio Nora Ribeiro, os presos conseguiram serrar a estrutura de ferro — a mesma usada em trilhos de trem — sobre o pátio e usaram uma brecha de apenas 70 centímetros para escapar. Do telhado, eles se jogaram e muitos deles não conseguiram fazer uma aterrissagem tranquila.
Nas imagens, é possível ver o momento exato da fuga, principalmente quando eles caem no chão. E o que chama a atenção é exatamente a violência da queda. “Talvez porque eles ficam parados aqui dentro e não têm mais condicionamento para isso, mas muitos caíram e não conseguiram mais correr”, revela Ribeiro. Um dos foragidos, por exemplo, quebrou o pé na queda. “Ele foi recapturado com o pé quebrado. Está com uma fratura exposta”.
Leia também: Paraná tem mais um assalto com reféns em agência dos Correios
Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), dos sete fugitivos, cinco foram recapturados. As buscas pelos outros dois continuam nesta terça-feira (5). Em nota, o departamento explica que um procedimento interno será aberto para apurar o caso e que uma revista geral é realizada no local com o apoio do Setor de Operações especiais do Depen em Sarandi.
Para o responsável pela carceragem da cidade, o principal problema da delegacia está na superlotação. O local tem capacidade para 42 detentos, mas abriga 195. “Sendo que 125 deles são presos condenados que não deveriam mais estar aqui”, reclama.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião