O domingo, assim como o sábado, começou gelado em todas as regiões paranaenses, com temperaturas negativas em vários municípios do Sul do país. De acordo com o Simepar, a massa de ar frio e seco segue predominando sobre o Sul do país, deixando o tempo estável e frio em todas as regiões do Paraná.
Nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas foram negativas. No final da madrugada, as temperaturas mais baixas foram registradas em São Mateus do Sul (-4,8 ºC), Palmas (-4,1 ºC), Inácio Martins (-3,6 ºC) e União da Vitória (-3,4 ºC).
As temperaturas não devem aumentar muito no decorrer do dia, apesar do predomínio do sol. A previsão para a segunda-feira (8) é de tempo estável em todas as regiões do Paraná, pois o tempo continua sendo influenciado pela massa de ar frio e seco. Novamente, o dia será de temperaturas muito baixas e com formação de geadas nas regiões Sudoeste, parte do Oeste, Sul, Central, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba, segundo o Simepar. No extremo norte faz frio, porém o risco para formação de geadas é baixo.
Para este domingo, a máxima prevista em Curitiba é de 12 ºC; em Paranaguá e Campo Mourão, a temperatura não passa de 15 ºC; em Foz do Iguaçu, a máxima será de 18 ºC; e em Rio Negro e União da Vitória, 14 ºC.
O frio começa a perder força a partir de quarta-feira no Paraná. Mesmo assim, espera-se a formação de geadas nas regiões serranas do estado. Não deve chover no período.
FAS reforça resgates durante frio intenso
Por causa do frio intenso, a Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, reforçou o trabalho de resgate de pessoas em situação de rua em Curitiba neste final de semana. A FAS atendeu em seus abrigos 496 pessoas na noite de sexta-feira (5) e 439 na noite de sábado, segundo a Prefeitura.
Neste final de semana, 399 pessoas buscaram espontaneamente os abrigos municipais na sexta-feira, e 372 no sábado. Os abrigos oferecem espaço para banho, roupas limpas, alimentação e camas com cobertores.
Em todo o fim de semana, cinco pessoas foram encaminhadas pelo Samu para unidades de pronto atendimento com risco de ter hipotermia.
A população pode notificar a FAS sobre casos de pessoas em situação de rua pelo telefone 156. No sábado, o órgão recebeu 175 solicitações de abordagens. As equipes fizeram 200 abordagens no sábado; em 57 dos locais visitados, as pessoas não foram localizadas; 67 pessoas foram encaminhadas para os abrigos.
Curitiba tem 1.200 vagas disponíveis em abrigos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná