A chuva que chegou na sexta-feira (2) vai causar declínio intenso nas temperaturas em Curitiba e no interior do Paraná no fim de semana. A queda é resultado de uma massa de ar polar que passa pela Região do Sul do Brasil e passa por todo o estado. A combinação de chuva e frio pode resultar em chuva congelada e até neve em áreas isoladas do estado.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
Apesar de haver uma remota possibilidade de chuva congelada na capital, o Simepar afirmou que existe chance pequena de nevar na região Sul do estado, como Palmas e General Carneiro.
LEIA TAMBÉM: Neve, geada, chuva congelada; veja a diferença entre os fenômenos típicos do frio
“Mesmo que as temperaturas diminuam em Curitiba, a atmosfera não apresenta um quadro tão frio. Isso diminuiu bastante a possibilidade de chuva congelada. No entanto, essa variação pode mudar ao longo da madrugada”, explica a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto.
Após a madrugada que deve ser chuvosa, o sábado (3) na capital não deve ter precipitação. Durante a tarde, a nebulosidade deve sumir e o sol aparece. As temperaturas, apesar da presença solar, não sobem e marcam a mínima de 5°C e máxima de 15°C.
No domingo (4), a capital poderá amanhecer branquinha por causa da geada que poderá cair na madrugada. A queda brusca nas temperaturas, que chegam a 2°C, formam os pequenos cristais de gelo. Durante o dia o sol deve prevalecer e as temperaturas não sobem muito, 12°C.
Interior
Influenciados pela massa de ar polar que sobe pelo Sul do país, o interior do estado também enfrenta temperaturas mais baixas. Palmas e General Carneiro, na região Sul, terão grandes possibilidades de presenciarem chuva congelada e, talvez, neve na madrugada de sexta-feira (2) para sábado (3).
A chuva não deve permanecer durante todo o fim de semana, sábado e domingo terão céu aberto na região. Mas, apesar do sol, as temperaturas não sobem e ficam abaixo de zero. Palmas, ainda no Sul do estado, marca a mínima de -1°C e máxima de 11°C no sábado, e mínima de -1°C e máxima de 17°C no domingo.
Na região Centro-Sul do Paraná, em Guarapuava, o frio também chega e marca temperaturas negativas. No sábado, os termômetros marcam entre -1°C e 14°C, e domingo entre 0°C e 16°C.
Em Londrina, no Norte do Paraná, a mínima será de 8ºC neste sábado (3). A máxima será de 19ºC. No domingo (4), as temperaturas variam entre 4ºC e 20ºC.
No Noroeste, Maringá tem temperaturas entre 8ºC e 19ºC no sábado, e entre 5ºC e 21ºC no domingo.
Litoral
No Litoral, o quadro deve ser um pouco diferente. Naturalmente com temperaturas mais altas que a capital, influenciadas pelo oceano, Guaratuba e Matinhos marcam a mínima de 11°C e máxima de 16°C no sábado. Domingo terá a mínima de 9°C e máxima de 16°C. A chuva, no entanto, deve durar durante todo o sábado e o sol só aparece no domingo.
A região também deve apresentar condições propícias para a ressaca durante o fim de semana. A Marinha do Brasil informou que há possibilidade da formação de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião