Há previsão de neve para o Sul do Brasil nesta semana. Com a instabilidade climática em todo o país, algumas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão uma intensa onda de frio que deve resultar neve. As temperaturas abaixo de 10°C combinadas com a baixa pressão do ar e entrada de umidade formam a condição para formação de neve. Segundo o Climatempo, a possibilidade de neve em terras catarinenses e gaúchas é muito alta. A maior probabilidade é que a neve caia já na sexta-feira (5).
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Na serra gaúcha, deve nevar nas cidades turísticas de Canela, Gramado e Caxias do Sul. Já em Santa Catarina, os flocos devem ser registrados em Campos Novos, Lages, Urubici, São Joaquim e Urupema.
Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, explica que a neve é resultado da combinação de alguns fenômenos presentes sobre a região Sul do país: frio intenso nas camadas próximas ao solo, pressão do ar baixa e uma circulação de vento favorável a entrada de umidade.
Em 2018, nevou em algumas cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim, Urubici e Lauro Müeller. Mas, segundo o Climatempo, o volume deve ser maior este ano.
Paraná
No Paraná, apesar da baixa temperatura, que deve chega perto de 0°C em Curitiba no sábado (6) e domingo (7), não há previsão de neve. A temperatura, aliás, já começou a cair na capital paranaense nesta quarta-feira (3).
SAIBA MAIS: Paraná tem previsão de temperaturas negativas nesta sexta-feira (5)
Apesar de não registrar possibilidade de neve no Paraná, todo o estado irá sofrer com a mudança de tempo. Os termômetros já começaram a cair nesta quarta-feira (3) em Curitiba, marcando mínima de 12°C e máxima de apenas 18°C e previsão de chuva trazida justamente pela frente fria que passa pela região Sul.
Na sexta as temperaturas despencam de fato, marcando mínima de 4°C e máxima de 12°C. Já sábado e domingo, as temperaturas chegam a 0°C com possibilidade de geada.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião