Dia 21 de junho, às 12h54. Este é o dia e o horário marcados para o início do inverno no Hemisfério Sul. As temperaturas baixas e as apostas sobre se irá nevar novamente em Curitiba sempre movimentam a época. Mas quem espera por vários dias frios pode reduzir suas expectativas. O inverno deve ser marcado por um período menor de temperaturas baixas e com maior presença de chuvas. E a neve? Não será dessa vez.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Isso ocorre por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico, na região do Equador e interfere diretamente no clima do Brasil. “O El Niño está atuando no Brasil desde o começo do ano e ele dificulta a chegada de grandes massas de ar frio na região Sul”, explica a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim.
INVERNO: Por que está calor em Curitiba a uma semana do inverno?
Frio
Apesar de menos intenso, o frio não deixará de dar as caras. Logo no começo da estação há previsão de queda acentuada na temperatura. Uma frente fria chega ao estado no final da próxima semana e depois virá uma massa de ar frio.
Em julho, o inverno ganha força. “Há previsão da chegada de massas de ar de frio durante esse mês”, afirma Josélia. Há previsão de geadas e podem chegar a Curitiba.
Só que quem espera por mais frio, já pode se decepcionar. “Será como se o inverno fosse encurtado a apenas o mês de julho”, destaca a meteorologista. Nos meses de agosto e setembro as temperaturas sobem e o tempo fica similar aos dias de outono.
Outro efeito do El Niño é o aumento da chuva. “Podemos esperar que o inverno em Curitiba tenha chuvas frequentes”, destaca Josélia. A expectativa é que julho e setembro sejam chuvosos, enquanto agosto seja mais seco.
A reportagem entrou em contato com o Simepar para saber qual a previsão para o inverno, mas as informações do órgão serão divulgadas somente na semana que vem.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná