O calor em pleno inverno que marcou toda a semana em Curitiba vai marcar presença mais uma vez nesta quinta-feira (12). O sol segue predominando ao longo de todo o dia, o que vai fazer as temperaturas dispararem e baterem mais uma vez a casa dos 30º C, segundo previsão do Simepar. A boa notícia para quem já não aguenta mais tanto calor é que a chegada de uma frente fria promete mudar um pouco os ares já durante a noite.
De acordo com meteorologista Samuel Braun, a frente ainda se desloca em direção ao Paraná e só deve chegar à capital no fim do dia. "E ela não vai chegar aqui com muita força, então chega muito fraca. Isso significa que devemos espera pouca chuva durante a noite", explica. Além disso, outra mudança que os curitibanos vão perceber ao longo do dia é o aumento da nebulosidade, causado principalmente pela mudança da direção dos ventos, que agora vêm do oceano e trazer uma carga maior de umidade.
No entanto, isso não significa que já é hora de guardar a bermuda e a camiseta regata. Apesar da previsão de uma mudança no tempo, a quinta-feira ainda vai ser de muito sol e calor. A máxima prevista pelo Simepar é de 29º C e só devemos ver uma alteração mais significativa a partir de sexta-feira em Curitiba. De acordo com Braun, a semana acaba com máximas não passando de 20º C. "Levando em conta o padrão de Curitiba, 20º C não é frio. Mas o que chama a atenção é a queda rápida de temperatura entre um dia e outro", diz.
Litoral e interior
Por causa dessa mudança nos ventos, o Litoral terá um dia um pouco mais nublado. Com o aumento da umidade vindo do oceano, há um aumento na nebulosidade e isso impede um avanço mais drástico nas temperaturas. Ainda assim, os moradores de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná podem esperar os termômetros chegando aos 25º C ao longo do dia. À noite, assim como em Curitiba, pode haver chuva fraca.
Já no interior do Paraná, a previsão é diferente em cada região. No Oeste, como em Cascavel e Foz do Iguaçu, a chuva chega logo pela manhã por causa do avanço da frente fria. Ainda assim, as temperaturas por lá ficam entre 18°C e 29°C. Já no Norte, em Londrina e Maringá, a mínima fica em 20°C e a máxima deve chegar aos 35°C.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná