Mais de 9 mil motoristas foram flagrados acima da velocidade máxima permitida nas estradas federais que cortam o Paraná nos quatro dias do feriado da Independência. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 9.034 flagrantes feitos apenas por radares portáteis — ou seja, sem contar os aparelhos fixos — entre a entre quinta-feira (6) e domingo (9).
A imprudência impactou também nos números de ocorrências fatais. Ao todo, foram oito mortes e 132 feridos em 111 acidentes. Todos os óbitos aconteceram em estradas no interior do estado. Na BR-369, em Londrina, por exemplo, uma colisão traseira resultou na morte de duas pessoas. Em Ortigueira, na região central, mais duas pessoas morreram após uma colisão transversal na BR-342.
- Leia também - Motorista destrói Jaguar em acidente em Curitiba
Esse número é superior ao computado pela PRF no mesmo feriado do ano passado. Ainda que com um dia a mais de duração - neste ano o dia 7 de setembro caiu numa sexta -, apenas sete pessoas morreram nas estradas paranaenses em 2017.
- Veja mais - Cobradora de estação-tubo morre atropelada por biarticulado
A quantidade elevada de acidentes poder ser explicado justamente pela imprudência dos motoristas, como aponta a própria PRF. De acordo com a polícia, excesso de velocidade, ingestão de álcool, ultrapassagem indevida, desatenção e desobediência à sinalização foram as causas dos seis acidentes fatais registrados.
Além disso, foram flagrados 73 motoristas alcoolizados, 538 ultrapassagens irregulares e 42 crianças sendo transportadas fora da cadeirinha.
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento