Amendoim, pipoca, quentão, estalinhos e canjica são alguns dos produtos típicos que têm aumento de consumo durante o fim do outono e inverno no Brasil. Para garantir a segurança do consumidor, ao longo de todo o mês de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) estará fiscalizando esses e outros itens de festa junina vendidos no estado.
Segundo o órgão, a ação faz parte da Operação São João, realizada em todo país por determinação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Ipem está atento principalmente às especificidades de peso prometidas por cada produto, como explica Oliveira Filho, presidente do órgão no estado: “Se o consumidor adquire um quilo de milho de pipoca, por exemplo, deve levar para casa exatamente um quilo do produto”.
Os produtos mais fiscalizados na Operação São João são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo da índia, noz-moscada, estalinhos, saquinhos de pipoca, e doces de época em geral.
Em caso de irregularidade, a penalidade para os comerciantes pode variar de advertência até multa que vai de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Denúncias sobre irregularidades encontradas nos produtos podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102, ou pelo site do Ipem , no link “Ouvidoria”.
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”