Nesta segunda-feira (25) começam a receber a primeira dose da imunização contra a Covid-19 em Curitiba os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença. Devem ser vacinados cerca de 12 mil médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, responsáveis por higiene e limpeza, entre outros trabalhadores das alas de UTI e enfermarias dos hospitais da cidade que recebem pacientes infectados com o novo coronavírus.
As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp
Desde a início do programa de imunização da capital, na quarta-feira (20), foram vacinados os profissionais responsáveis pela aplicação das vacinas, idosos e funcionários de instituições de longa permanência e indígenas.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacinação dos profissionais de saúde será feita de forma escalonada, no chamado Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, em uma parte do espaço que já está preparada, das 8h às 20h. A exceção será o primeiro dia, quando o atendimento terá início às 13h.
O agendamento será feito pelo aplicativo Saúde Já. O profissional receberá uma mensagem com a data e horário da vacinação, com as opções de aceitar a agenda, reagendar ou recusar a vacina. O reagendamento só pode ser feito uma vez.
As direções dos hospitais foram comunicadas pela Secretaria da Saúde para orientarem os profissionais a baixarem o aplicativo e fazerem o cadastramento. Os nomes de quem participará desta etapa da vacinação foram indicados pelos hospitais, que ficaram responsáveis por encaminhar as listas dos profissionais para a SMS.
Para profissionais da Região Metropolitana que trabalham em Curitiba nesses hospitais, o aplicativo permite o cadastramento numa versão mais simples, apenas para a funcionalidade da vacina. Caso algum profissional desse grupo de linha frente tenha dificuldade com o cadastramento no aplicativo, pode ligar para a Central de Teleatendimento (41) 3350-9000.
Paralelamente à vacinação dos primeiros profissionais da linha de frente da Covid-19, a prefeitura continua o trabalho de imunização de idosos, moradores e profissionais de instituições de longa permanência, como asilos. Iniciada na quarta-feira (20),a campanha de imunização contra a Covid-19 na capital paranaense já vacinou 3.046 pessoas de ILPs, além dos 250 vacinadores da SMS.
- Paraná já aplicou 43% das vacinas contra a Covid-19 distribuídas aos municípios
- Em novo decreto, Curitiba libera esportes coletivos e feiras aos domingos
- Com 5ª maior população do país, Paraná é o 8º estado em doses de vacina recebidas
- Curitiba confirma mais 406 casos de coronavírus; ocupação de UTIs SUS é de 87%
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares