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Projeto do Viaduto do Orleans terá duas alças que funcionarão como uma rotatória gigante sobre a BR-177.
Projeto do Viaduto do Orleans terá duas alças que funcionarão como uma rotatória gigante sobre a BR-177.| Foto: Ippuc

Primeira obra anunciada no mandato passado do prefeito Rafael Greca (DEM) com previsão inicial de conclusão em 2018, o edital do projeto de revitalização do Viaduto do Orleans foi lançado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) nesta segunda-feira (16). O convênio entre prefeitura de Curitiba e governo do Paraná para dividir os custos do projeto foi assinado em agosto de 2020. Mas só um ano depois o edital de R$ 1.661.655,60 foi finalizado. Serão R$ 1.170.304,39 da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística com contrapartida de R$ 491.351,21 do município.

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A previsão é de que o projeto fique pronto em 360 dias. Ou seja, a execução da obra propriamente só deve começar daqui um ano, se não houver atrasos. Com o projeto de engenharia será possível licitar a obra, cujo valor estimado é de R$ 30 milhões a ser pago pelo governo.

O viaduto é um dos piores gargalos de trânsito de Curitiba. Nos horários de pico, a estrutura chega a receber até 3 mil veículos por hora, o que causa congestionamentos na ligação dos bairros Campo Comprido e Orleans de um lado da rodovia e São Braz e Santa Felicidade do outro lado

A revitalização pretende transformar o Viaduto do Orleans em uma rotatória gigante sem semáforos, melhorando o trânsito entre os bairros dos dois lados da BR-277, além de facilitar o acesso à própria rodovia. A obra também vai facilitar a integração de Curitiba com a cidade vizinha de Campo Largo.

  • Projeto do Viaduto do Orleans terá duas alças que funcionarão como uma rotatória gigante sobre a BR-177.
  • Estrutura atual do Viaduto do Orleans vai virar passarela com projeto paisagístico. Terá até feira.
  • Viaduto do Orleans sobre a BR-277 na saída de Curitiba rumo ao interior.
  • Estrutura atual do Viaduto do Orleans vai virar passarela com projeto paisagístico. Terá até feira.
  • Viaduto do Orleans sobre a BR-277 na saída de Curitiba rumo ao interior.
  • Projeto do Viaduto do Orleans terá duas alças que funcionarão como uma rotatória gigante sobre a BR-177.

Para isso, duas novas transposições serão construídas no acesso de ambas as pistas da estrada, exigindo a revitalização viária dos cruzamentos da Rua Professor João Falarz e da Avenida Vereador Toaldo Túlio com a BR-277. Com o trânsito desviado para as novas transposições, a estrutura do atual viaduto vai virar uma travessia de pedestres e ciclistas, com novo projeto paisagísticos e possibilidade até de receber feiras livres.

Anos de espera

A revitalização do Viaduto do Orleans foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca em sua conta no Facebook em julho de 2017 com previsão de conclusão no ano seguinte. "Obra para 2018 porque o mundo real é mais lento que o Facebook", postou Greca em julho de 2017. Com a mudança de governo em 2019, com Cida Borghetti entregando o cargo ao governador eleito Carlos Massa Ratinho Jr, o acordo com o município precisou ser todo revisto.

O Viaduto do Orleans a primeira grande obra anunciada por Greca ao retornar à prefeitura, prometida ainda na campanha eleitoral de 2016.  “Já no começo da gestão vamos resolver esse gargalo de trânsito e unir Santa Felicidade e São Braz ao Orleans e Campo Comprido e à cidade. Curitiba é uma só”, prometeu Greca na campanha em vídeo no Facebook do vereador Mauro Ignácio, que tem o viaduto como bandeira.

No primeiros anos do mandato passado, o prefeito tratou a revitalização do viaduto como prioridade da gestão. Porém, em f Greca afirmou em entrevista à Gazeta do Povo em fevereiro desse ano que o Viaduto do Orleans não era uma necessidade urgente da cidade, afirmando que a obra não era dele. “O Viaduto do Orleans não é obra minha. Era uma coisa feita em conjunto com o governo do estado para atender uma reivindicação do vereador Mauro Ignácio e não é uma necessidade premente da cidade”, afirmou o prefeito na entrevista exclusiva.

Além do vereador que é do mesmo partido (DEM), o prefeito incluiu o próprio governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) na crítica da obra na entrevista à Gazeta. “Eu, inclusive, tenho ido lá no fim de tarde e não está precisando fazer uma rotatória aérea para o Mauro Ignácio chegar mais cedo em casa ou para o Ratinho Jr chegar mais cedo em casa, porque o governador mora para aquela banda também”, disse Greca em fevereiro.

O prefeito também justificou na entrevista que a obra evoluiria na proporção que o governo do estado pagasse os projetos. “O viaduto é uma área ligada à BR-277, que diz respeito à engenharia econômico-financeira dos pedágios do Paraná”, disse Greca.

Agora, Greca voltou a dizer que a revitalização vai resolver um gargalo antigo de Curitiba, remetendo à fala da campanha de 2016 e do anúncio da obra em 2017. “É um sonho antigo que aos poucos vai se transformando em realidade. A prefeitura de Curitiba fez a sua parte com o projeto básico. Agora, com os recursos repassados pelo governo do estado, será contratado o projeto de engenharia para orientar as futuras obras do novo viaduto do Orleans”, enfatizou Greca em entrevista ao site da prefeitura.

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