Uma loja de roupas, calçados e acessórios montada especialmente para atender pessoas em situação de rua está funcionando em Curitiba ao longo desta terça-feira (26). Estão participando da ação pessoas atendidas pelos centros da Fundação de Ação Social (FAS), que poderão usar uma moeda simbólica para adquirir algumas das mais de 3 mil peças que estão dispostas em araras para o evento.
A expectativa do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba e Sudeste do Estado do Paraná (Sindivest), que organiza o evento, é de que 210 pessoas em situação de rua sejam atendidas durante o dia. Na parte da manhã, 60 mulheres puderam escolher até 10 peças cada uma. Na parte da tarde, 150 homens irão levar cinco peças cada.
O evento ocorre dentro da Primeira Igreja Batista, no Batel, e conta com o auxílio de estudantes voluntários de Design de Moda, que estão no local atendendo as pessoas e ajudando na escolha das peças.
O projeto, chamado de Moda Compartilhada - Doando Amor em Forma de Roupa, busca trazer às pessoas em situação de rua uma experiência mais pessoal quanto a vestimenta. “Só temos peças muito boas. Não tem nada velho, sujo ou furado. Esse é um projeto de cidadania e ressocialização, porque essas pessoas normalmente não tem possibilidade de ir em uma loja e escolher o que usam, só recebem e pronto”, explica Leiticia Birolli, presidente do Sindivest.
Para executar o projeto, que está na 3ª.edição, o sindicato criou uma parceria com a FAS, que se encarrega de levar as pessoas em situação de rua até o local do evento. Todas as roupas disponibilizadas foram arrecadadas em pontos de coleta, usadas, ou recebidas de doação de indústrias, novas, e dispostas em setores, como em uma loja comum.
Moda Compartilhada - Doando Amor em Forma de Roupa
Data: terça-feira (26/9)
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Primeira Igreja Batista - Rua Bento Viana, 1.200, Batel
Colaborou: Cecília Tümler
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião