Projeto do Terminal do Tatuquara, que deve atender 15 mil passageiros por dia.| Foto: Divulgação/Ippuc

Prometido em 2014, o Terminal do Tatuquara deve, enfim, sair do papel em 2018. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o terminal já tem recursos garantidos da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades e o processo de licitação está autorizado pela União com a aprovação do projeto e sua validação pela Caixa. A construção deve ter início no começo de 2018, com previsão de conclusão em 10 meses. O custo será de R$ 8,1 milhões e o novo terminal será construído junto à Rua da Cidadania do bairro.

CARREGANDO :)

Para o Ippuc, o novo terminal deve ajudar a descentralizar o transporte na região sul de Curitiba, hoje concentrado no Terminal do Pinheirinho, e atender a mais de 15 mil pessoas por dia. Além dos ônibus que circulam pela região sul da cidade, serão 10 linhas alimentadoras que passarão a usar o novo terminal para fazer integração com a rede de transporte da capital.

A prefeitura prevê também a ampliação das linhas troncais, que serão criadas para realizar futuras integrações com locais estratégicos da área central e com a Linha Verde. A ligação do terminal com a Linha Verde será feita, inicialmente, pelas ruas Presidente João Goulart, Antônio Zanon, Delegado Bruno de Almeida até o Viaduto Vila Pompéia.

Publicidade

Imbróglio

O primeiro edital para construção do Terminal do Tatuquara foi aberto em novembro de 2014, pelo então prefeito Gustavo Fruet. A promessa era de que as obras seriam iniciadas no segundo semestre de 2015, com entrega no começo de 2016. A administração anterior justificou o atraso na previsão por problemas no projeto, que impediram a liberação de recursos do Governo Federal.

De acordo com a administração atual do município, o Ministério das Cidades chegou a retirar Curitiba da lista de cidades aptas a receber recursos de financiamento estatal devido ao descumprimento de etapas burocráticas para liberação dos recursos.

Em agosto, uma reunião entre o prefeito Rafael Greca, o governador Beto Richa e o então ministro das cidades, Bruno Araújo, reabriu o canal de negociações que terminou com a destinação de R$ 99 milhões à cidade, para obras de construção do Terminal do Tatuquara e de reforma dos terminais do Campina do Siqueira e do Hauer, que agora serão licitadas.