Cerca de 700 pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, na noite desta segunda-feira (06) em um ato contra os cortes de bolsas de pós-graduação e de programas de iniciação à docência anunciado pelo governo federal. O protesto foi organizado pelas redes sociais e contou com o apoio da própria Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O protesto teve início por volta das 19h, quando os manifestantes começaram a discursar nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR sobre os cortes anunciados e a importâncias das pesquisas realizadas no país. Em seguida, em votação, eles decidiram seguir em caminhada pelas ruas do Centro.
Veja também: Mulher tem perícia domiciliar negada e sofre AVC após esperar 3h por atendimento
Com faixas e bandeiras pedindo mais investimentos em educação, eles seguiram pela Rua João Negrão em direção ao Terminal Guadalupe, bloqueando o trânsito na região. Por causa dessa ocupação da via, foi registrado lentidão na região, principalmente quando uma das pistas da Avenida Visconde de Guarapuava foi bloqueada. Eles passaram ainda pela Avenida Marechal Floriano Peixoto em direção à Boca Maldita.
Inicialmente, os próprios manifestantes faziam a orientação do trânsito. Por volta das 20h30, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) chegaram ao local do ato para ajudar os motoristas a buscarem caminhos alternativos e evitar maiores confusões.
Alguns manifestantes caminham com máscaras gritando palavras de ordem. No entanto, não foi registrado nenhum incidente, exceto algumas pichações em bancos e prédios. A Polícia Militar e a Guarda Municipal não acompanharam o ato.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião