• Carregando...
Estimativa da PM aponta para a participação de 7 mil pessoas no protesto dos servidores estaduais nesta segunda-feira. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Estimativa da PM aponta para a participação de 7 mil pessoas no protesto dos servidores estaduais nesta segunda-feira. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo| Foto:

Manifestação de servidores estaduais, principalmente professores, parou o trânsito do Centro de Curitiba na manhã desta segunda-feira (29). A concentração foi na Praça Santos Andrade, de onde o grupo partiu para o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A reivindicação é por reajuste salarial, o que não acontece desde 2016. De acordo com a Polícia Militar (PM), o protesto teve a participação de 7 mil pessoas.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Enquanto o protesto se encaminhava para o Centro Cívico, uma comitiva de servidores foi recebida pelo governador em exercício Darci Piana (PSD), que se comprometeu em discutir a data-base dos servidores.

Além da manifestação, parte das escolas estaduais não tiveram aula nesta segunda. De acordo com o sindicato dos professores (APP-Sindicato), a estimativa era de que 80% da categoria integrasse a paralisação desta segunda, o que implicaria em praticamente 100% das escolas paradas.

Contudo, segundo balanço da Secretaria de Estado da Educação (Seed), até as 14h desta segunda, 52% das instituições de ensino tiveram atendimento normal, 35% registraram atendimento parcial e 13% fecharam. Já em Curitiba, 30% das escolas atenderam normalmente, 65% parcialmente e 4% estiveram fechadas.

O protesto ocorre na data em que se completa quatro anos da Batalha do Centro Cívico, quando 213 pessoas ficaram feridas em 2015 no confronto entre servidores e a PM na votação da reforma do sistema previdenciário estadual, durante o governo Beto Richa (PSDB). Além da força usada pela PM, o episódio ficou marcado pelo fato de os deputados estaduais terem sido levados à Assembleia pelo caveirão, a viatura tática blindada de ataque do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Temendo mais confrontos, a PM convocou um grande efetivo para fazer a segurança do entorno do Centro Cívico na manifestação. Já às 7h, os policiais cercaram o Palácio Iguaçu e a Assembleia e bloquearam ruas no Centro Cívico. Entretanto, nenhuma ocorrência foi registrada durante o trajeto.

  • Protesto de servidores públicos estaduais em Curitiba nesta segunda-feira. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Protesto de servidores públicos estaduais em Curitiba nesta segunda-feira. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Protesto de servidores públicos estaduais em Curitiba nesta segunda-feira. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Os manifestantes partiram da Santos Andrade às 11h. Por volta de 12h30, chegaram ao Centro Cívico, onde se concentraram na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu. Ao longo de todo o trajeto, eles foram acompanhados pela PM e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]