A partir desta segunda-feira (3), estudantes matriculados em instituições de ensino superior podem tentar transferência para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 258 vagas para ingresso em 2019 por meio do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). Dessas, 174 são para Curitiba.
Para concorrer, o estudante precisa se inscrever para uma prova no site da universidade até as 23h do dia 24 de setembro. Depois de preencher o cadastro, é necessário pagar taxa de R$ 160 - valor que deve ser recebido pela instituição até dia 25 de setembro. A prova acontece na manhã do dia 14 de outubro, em Curitiba, em local a ainda ser determinado pela distribuição do ensalamento.
Estudantes que comprovem a impossibilidade de arcar com os custos da inscrição podem solicitar isenção, de acordo com as regras do edital. Além de Curitiba, o edital oferece vagas para os câmpi de Jandaia do Sul (10), Matinhos (18), Palotina (39) e Pontal do Paraná (17).
- Leia também - Trecho da Padre Germano Mayer e outras ruas ganham sentido único no Cristo Rei
Prova e exigências
Entre as principais regras do Provar está a obrigatoriedade do estudante estar matriculado ou com matrícula trancada no mesmo curso pretendido na UFPR, ou em curso afim. A instituição de ensino superior de origem pode ser nacional ou estrangeira.
Cada curso tem uma exigência distinta de tempo mínimo e máximo cursado, o que também pode ser conferido em edital. A prova é composta por 20 questões objetivas e não há entrevista para a seleção, apenas análise de documentação. A lista de classificados será divulgada em 7 de janeiro de 2019.
Vestibular 2018/2019
Além da transferência, interessados em estudar na UFPR podem prestar o vestibular da instituição. A prova está com inscrições abertas até o dia 11 de setembro, e tem taxa de R$ 120. O formulário deve ser preenchido no site do Núcleo de Concursos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia