Os moradores do município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), acordaram nesta quarta-feira (8) com tiros e explosões em uma tentativa de roubo a uma agência bancária. A ação aconteceu por volta das 5h, mas a Polícia Militar (PM) impediu a ação. Mesmo assim, os ladrões conseguiram fugir pela BR-476, aRodovia do Xistoo, em direção a Curitiba.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Bandidos fortemente armados se dividiram em dois grupos. Alguns ficaram próximos à sede do 28º Batalhão de PM, onde espalharam no asfalto miguelitos (pregos retorcidos para furar os pneus das viaturas da polícia). Na sequência, alvejaram com tiros de fuzil à sede policial. O restante do bando já estava na agência bancária, na Rua Barão do Rio Branco, quando iniciaram as explosões. “Eu pensei até que fosse algum incêndio em uma empresa. Moro longe daqui e acordei assustado”, disse o funcionário público Jair Gritten.
Dois policiais que estavam de plantão impediram o assalto. Os soldados Michel e Hoffmann foram a pé da sede do Batalhão até a agência. Com a chegada dos policiais, aconteceu uma troca de tiros, mas sem feridos. Ao perceberem que a única opção era desistir do assalto, os assaltantes empreenderam fuga pela estrada da Lagoa Gorda, quando abandonaram os dois carros usados na ação.
A agência ficou danificada pela ação dos bandidos, mas os terminais de autoatendimento não foram destruídos, pois as explosões foram no interior do banco na tentativa de abrir o cofre central. As investigações seguem com a Delegacia da Polícia Civil da Lapa, mas por se tratar de roubo a banco devem ser encaminhadas para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) em Curitiba.
É a quarta vez que um banco da história cidade da Lapa é alvo dos ladrões. Agências de outras instituições financeiras enfrentam este perigo. “A Lapa está situada em uma região de fácil acesso, mas isto também ocasiona aos bandidos uma enorme possibilidade de fuga” ressaltou o delegado da cidade, Vinicius Fernandes Maciel.