Curitiba é conhecida por ter dias em que diferentes estações do ano aparecem, especialmente pela grande amplitude térmica. E a quarta-feira (26) será um exemplo disso. Pela manhã, será possível sentir o frio do inverno, com mínima prevista para 9ºC, além do vento frio e seco, típico do outono. À tarde, o calor lembrará o verão, com a máxima batendo na casa dos 25ºC.
Desde o final de semana, a característica dos dias tem sido de manhãs com termômetros lá embaixo e tardes com elevação significativa na temperatura. Segundo Samuel Braun, meteorologista do Simepar, dias com predominância de sol e ar seco favorecem esse efeito. “Durante o dia, há uma elevação significativa pela presença do sol, e durante a noite, como não há nebulosidade, todo o calor adquirido pela superfície se perde para a atmosfera, e a temperatura diminui bastante”. A condição é especialmente complicada para quem tem problemas respiratórios, que sentem mais as alterações de temperaturas por conta do ar seco.
Já nas regiões Norte e Oeste do Paraná, o clima já é mais parecido com o verão. O baixo índice de umidade no ar e o sol fazem as temperaturas se elevarem, e a menor altitude da região causa menor amplitude térmica. A mínima deve ficar próxima dos 11ºC, enquanto a máxima pode chegar perto dos 30ºC, em Paranavaí.
A região Sul segue sendo a mais fria, com temperaturas mínimas na casa dos 8ºC, próximo a União da Vitória. A máxima na região deve chegar aos 26ºC, em Francisco Beltrão.
O Simepar faz um alerta nesse período de seca no estado. Por conta da sequência de dias sem umidade, o risco de incêndio aumenta. A falta de umidade facilita também a propagação. “A chuva umedece o solo, e daí dificilmente pega fogo. Mas a sequência de dias secos contribui para que o solo também fique seco, as plantas não retenham umidade e tenha maior facilidade em pegar fogo e se propagar”, conclui Braun.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast