• Carregando...
Tanques doados pelos Estados Unidos desembarcaram no Porto de Paranaguá quarta-feira (3). | 5ª Região Miilitar do Exército /
Tanques doados pelos Estados Unidos desembarcaram no Porto de Paranaguá quarta-feira (3).| Foto: 5ª Região Miilitar do Exército /

O Porto de Paranaguá recebeu uma carga diferente na última quarta-feira (3). Um navio de bandeira americana desembarcou 96 tanques de guerra. Os blindados são doação do Exército dos Estados Unidos. Antes de serem distribuídos por quartéis de todo o país, eles serão modernizados e adaptados paras os padrões das Forças Armadas brasileiras no quartel do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

Os tanques foram transportados por 16 dias do estado americano da Flórida até o litoral do Paraná. A operação logística no Porto de Paranaguá foi feita pela Base de Apoio Logístico do Exército. Outra equipe, da 5ª Região Militar, responsável pelos estados do Paraná e Santa Catarina, planejou o transporte de Paranaguá a Curitiba. Ao todo, 130 militares participam da operação logística, que deve terminar neste fim de semana. Cada blindado pesa 30 toneladas.

- Leia também - Socorristas salvam homem enfartado após quase 1h de massagem cardíaca

Há previsão da chegada de mais um lote de 32 blindados vindos dos Estados Unidos no início de 2019. Estes veículos estão em manutenção nas forças armadas americanas e serão embarcados em seguida.

- Veja mais - PM passa a atender ocorrências via aplicativo em Curitiba e região metropolitana

Tecnologia

Os blindados desembarcados em Paranaguá essa semana são dos 56 modelos M109 A5 e 40 viaturas remuniciadoras M992. O tanque M109 A5 tem maior alcance e reduz em 80% o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em relação aos modelos usados atualmente pelo Exército. As viaturas serão equipadas no Brasil com GPS, sistema eletrônico de pontaria, computador de tiro, entre outros equipamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]