Curitiba iniciou a vacinação da Covid-19 por ordem de idade de pessoas que não são de grupos prioritários nesta quarta-feira (2). A imunização começou com pessoas de 59 anos que completam 60 anos até o fim do ano e vai até alcançar o público de 18 anos. Mas com o início da vacinação da população em geral, conforme alteração no Plano Nacional de Imunização (PNI) que vai ser seguida no Brasil inteiro, fica a pergunta: dá para tomar a vacina em outra cidade que não seja onde a pessoa mora?
Receba no seu WhatsApp notícias de Curitiba, RMC e do Paraná
Em Curitiba e na região metropolitana pessoas que moram em outras cidades não podem tomar o imunizante. Por isso, é preciso apresentar documentos no momento de aplicação da dose, entre eles o comprovante de residência.
Além do comprovante de residência, a pessoa precisa apresentar no momento da vacinação um documento com foto, o CPF e levar uma caneta própria. Para evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pede que as pessoas preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.
Somente quem tem como comprovar residência na cidade pode se vacinar em um dos 18 pontos de vacinação em Curitiba [ver lista abaixo]. No caso dos profissionais da saúde e de educação que moram em outra cidade mas que trabalham em Curitiba, eles podem ser imunizados na capital, desde que se comprove o local de trabalho.
Tanto em Curitiba como nos municípios da região metropolitana, é necessário realizar um pré-cadastro para receber o imunizante - no caso da capital, através da plataforma Saúde Já. Em São José dos Pinhais, por exemplo, é preciso informar o endereço de residência e também o endereço de trabalho – no caso da vacinação de grupos prioritários como professores, profissionais da saúde e funcionários portuários e aeroportuários.
Quem tem outras dúvidas sobre a vacinação em Curitiba pode acessar o site Imuniza Já Curitiba. Lá, é possível encontrar informações sobre a campanha de vacinação e quais documentos são necessários apresentar para tomar a dose.
Terça-feira (1.°), Curitiba encerrou a vacinação do grupo com comorbidades. Porém, as pessoas desse grupo entre 59 e 18 anos que não conseguiram se imunizar, podem ir aos 18 postos de saúde para fazer a vacinação dentro da repescagem. Lembrando que pacientes do SUS não precisam apresentar nenhuma documentação extra além de um documento com foto e CPF e comprovante de residência. Já os pacientes atendidos na rede particular de saúde precisam apresentar impressa no momento da vacinação uma declaração assinada pelo médico que é emitida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).
Pontos fixos de vacinação contra covid-19
Das 8h às 17h
1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho
3 - Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua Augusto de Mari, 2.150 - Guaíra
4 - US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado
5 - US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
6 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
7 - US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 - Santa Cândida
8 - Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
9 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão
10 - US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 - Boqueirão
11 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
12 - US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
13 - Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
14 - US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo
15 - US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
16 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade
17 - Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
18 - Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados