Dias típicos de verão devem marcar o tempo em Curitiba neste fim de semana. Tanto o sábado (23) quanto o domingo (24) devem ter momentos de sol, com muito calor e abafamento, mas também algumas chuvas intensas, características da estação. Isso significa que quem pretende sair de casa terá de observar muito bem o céu para escolher entre um guarda-chuva ou um boné. As informações são do Instituto Simepar.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, em todo o Paraná esta sexta-feira (22) mostrou um pouco de como deverá ser o tempo nos próximos dias. No Litoral, por exemplo, os termômetros chegaram a ultrapassar os 30ºC. Essa média poderá ser registrada também em Curitiba no sábado. Apesar do dia amanhecer com a temperatura mínima de 17ºC, esquenta bastante até o início da tarde, com a máxima atingindo os 29ºC.
Leia também: Curitiba estuda pagamento da passagem de ônibus pelo celular
Com o aquecimento intenso da superfície, a umidade se forma e nuvens poderão ficar carregadas - o que causa as chuvas de verão. Tempestades podem ocorrer a partir das 17h, e as nuvens devem permanecer até o fim da noite.
Já o domingo poderá ter acúmulo de nuvens já a partir do fim da manhã na capital. De acordo com o Simepar, a principal alteração com relação à sábado deverá ser sentida na temperatura mínima, que sobe para 21ºC. As máximas, enquanto isso, ficam perto dos 30ºC. Também estão previstas algumas pancadas de chuva para a tarde e a noite, mas com menos intensidade do que no dia anterior.
Tempo nas praias
No Litoral do Paraná, o calor será ainda mais significativo, apesar da mesma previsão de ocorrência de chuvas de verão em toda a região. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, o sábado deve ter mínima de 18ºC e máxima de 31ºC. No domingo, enquanto isso, a temperatura está prevista para variar de 26ºC a 35ºC, conforme o Simepar.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia