A sexta-feira (29), último dia útil do mês de setembro, terá mais chuva em Curitiba do que todo o restante do mês. Segundo previsões do Simepar, deve cair cerca de 60 milímetros de água na cidade somente hoje. Não chove de maneira significativa na capital desde o dia 20 de agosto.
Leia mais: Corrosão em carros e plantas mortas? O que a chuva ácida pode causar?E mesmo com a chuva do final de semana do dia 19 de agosto, o mês todo também não ficou muito acima do que é previsto para chover nesta sexta. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 74 milímetros ao longo de todo o mês de agosto, marca que pode ser batida na sexta-feira.
Assim, as temperaturas terão uma queda brusca em relação aos últimos dias. Se o curitibano estava acostumado com os termômetros batendo na casa dos 30ºC em pleno inverno, os próximos dias prometem máximas de cerca de 20ºC e mínimas que podem cair abaixo de 15ºC.
Interior
Em toda a região mais a Oeste do estado, já chove e em algumas áreas de maneira mais intensa. Apesar da temperatura mais elevada, a região Noroeste tem volume significativo de chuvas.
A frente fria que avança pelo continente acaba potencializada pelo vento Noroeste, que traz umidade da região amazônica para o Sul do Brasil. Com isso, tempestades se formaram e algumas áreas, como Ponta Grossa e o entorno, acabaram recebendo tempestades de granizo.
Mesmo com a chuva, os termômetros não devem cair tanto no interior do estado. Na região mais ao Norte, por exemplo, as temperaturas devem seguir batendo a casa dos 30º, como é o caso de Jacarezinho. A chuva só deve cair no Norte na noite desta sexta, e a máxima deve chegar aos 27ºC, em Londrina. Mínima de 20ºC, em Campo Mourão.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo