Um rato provocou um corre-corre na manhã desta quinta-feira (24) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, em Curitiba. De acordo com pacientes, houve tumulto e um guarda municipal foi chamado para matar o animal.
O flagra aconteceu por volta das 9h30, de acordo com os usuários do equipamento. Cerca de dez pessoas aguardavam atendimento quando avistaram o animal. Houve empurra-empurra nas cadeiras e os pacientes chegaram a sair da unidade de saúde.
A denúncia partiu de uma mulher que aguardava o resultado de um exame. Segundo ela relata, a presença dos animais no entorno da unidade não é tão incomum. “Já houve denúncias de colegas sobre a presença de ratos nas salas de raio-X e no estacionamento dessa UPA. É incrível como tem bicho nessa unidade, ratos e também baratas”, afirma.
O caso foi confirmado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). “Já fizemos denúncia de falta de condições de saneamento em alguns equipamentos por conta dos roedores, mas o controle de desratização parece não atingir as unidades de saúde e de educação”, afirma Irene Rodrigues dos Santos, coordenadora do Sismuc.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que a presença do rato na UPA Boa Vista foi um evento pontual e que todas as medidas para evitar uma nova ocorrência estão sendo tomadas. Entre elas, a desratização. “A desratização da unidade de pronto-atendimento será realizada na tarde desta quinta-feira (24) pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, que também fará a orientação da equipe de saúde da UPA para os procedimentos de prevenção à presença e proliferação de pragas”, afirma a pasta em nota.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião