Usuários do sistema de ônibus de Curitiba vão ter uma nova opção na hora de recarregar os créditos do cartão transporte: seu celular. A prefeitura da capital paranaense anunciou que pelo menos três empresas de pagamento por aplicativos vão passar a oferecer créditos do transporte da cidade. Recarga Pay, Mercado Pago e Qiwi serão os primeiros a oferecer o serviço, mas a expectativa é que a lista aumente em breve.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Ainda não há uma data exata para quando o usuário poderá comprar crédito por meios desses aplicativos, mas a prefeitura estima que a novidade passe a valer já dentro das próximas semanas assim que as companhias realizarem alguns ajustes operacionais. Segundo a prefeitura, somente uma das três empresas venderá os créditos sem a cobrança de taxas,
De acordo com o prefeito Rafael Greca (DEM), a proposta faz parte do processo de modernização o sistema de bilhetagem eletrônica de Curitiba. Ainda assim, a venda pelo site da Urbs — empresa responsável pela administração do transporte público na cidade — e nas mais de 30 bancas credenciadas continua sem alterações. “Com o início das operações, os serviços oferecidos pelas empresas irão se somar aos pontos de venda que temos hoje”, destaca Greca.
A princípio, somente as três empresas vão oferecer a compra de créditos via celular, mas é possível que mais apps contem com a novidade no futuro, já que o credenciamento ficará aberto até 2021.
Além disso, a Urbs antecipa ainda alguns outros projetos voltados para o transporte de Curitiba. Um deles é a instalação de totens para a compra de passagens em diferentes pontos da cidade e a implantação de modelos de compra para uso diário ou semanal. Também será possível recarregar o cartão diretamente pelo app da prefeitura, embora o modo como isso vai funcionar ainda não tenha sido detalhado.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, argumenta que a medida pode beneficiar quem vem à Curitiba para fazer turismo. "Hoje se você for um turista em Curitiba e tiver apenas o cartão de crédito você não pode pegar o transporte coletivo. Nós queremos que os turistas, e qualquer cidadão, possa pegar embarcar com qualquer meio de pagamento que ele tiver no momento", explica.