O Porto de Paranaguá esta fazendo o maior embarque de grãos de sua história nesta semana. Atracado desde segunda-feira (27), o navio chinês Lan Hua Hai vai receber 90 mil toneladas de farelo de soja, o equivalente à carga de 2,5 mil carretas.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Inicialmente a operação estava prevista para ser concluída em quatro dias. Entretanto, a chuva de terça-feira (28) vai atrasar prorrogar o cronograma. Até as 10h de terça, 11 mil toneladas de farelo de soja já haviam sido embarcadas.
Com 254 m de comprimento e 43 m de largura, o navio chinês é a maior embarcação graneleira a atracar no Porto de Paranaguá. A superfície do navio é equivalente a dois campos de futebol oficiais. Como comparativo, os navios graneleiros que carregam em Paranaguá têm em média entre 199 m e 229 m de comprimento e recebem pouco mais de 60 mil toneladas de carga - soja, milho ou farelo.
As 90 mil toneladas de farelo de soja que serão transportadas pelo cargueiro gigante têm como destino a Holanda. A carga vai encher os sete porões do Lan Hua Hai e sairá de quatro terminais do Porto de Paranaguá.
Facilidade
O chefe da Divisão de Silo dos Portos do Paraná, Gilmar Francener, explica à Agência de Notícias do governo do estado que navios de grande capacidade como o Lan Hua Hai geram um ganho operacional. “Um navio de 90 mil toneladas substitui a atracação de dois navios menores e, com isso, o embarque é feito em menor tempo”, explica.
Até a chegada do Lan Hua Hai, os maiores carregamentos no Porto de Paranaguá haviam sido feitos em 2013 e 2018, quando foram carregadas 84,7 mil toneladas em cada embarque. Os dois navios - Nord Cetus e Jubilant Devotion – tinham 245 m e também levaram farelo de soja.