Um dos rios mais conhecidos e problemáticos de Curitiba, o Rio Belém vai receber um mutirão de limpeza a partir desta terça-feira (12). Equipes da prefeitura vão realizar serviços de limpeza e drenagem do rio, além de ajudar na manutenção da Vila Torres, no bairro Prado Velho.
A limpeza do rio será feita no trecho entre a Rua Brasílio Itiberê, próximo ao Viaduto do Colorado, até a Pontifícia Universidade Católica. Entre os serviços realizados estão a roçada da vegetação às margens do Belém e a retirada do lixo.
Já na Vila Torres, que fica ao lado do rio, o mutirão vai aplicar tapa-buraco nas ruas e retirar entulho e resto de obras com o auxílio de uma retroescavadeira. A previsão é que as ações se estendam até a próxima sexta-feira (15).
O mutirão é reflexo de demandas da própria comunidade a partir de diálogos entre sua associação de bairro, Administração Regional da Matriz e as secretarias de Obras Públicas, Meio Ambiente e Trânsito. A partir dessas conversas, a prefeitura levantou as principais reclamações e necessidades dos moradores da região.
“Este tipo de ação é fundamental para a recuperação e limpeza da cidade como um todo, um trabalho que estamos retomando desde o início do ano”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias.
Esse não é o primeiro mutirão realizado neste mês. No último dia 1º, a regional Boa Vista recebeu tratamento semelhante na Rua Guilherme Butler. No local, foram retirados lixo, entulhos e realizados serviços de limpeza das caixas de captação. No dia 8, foi a vez do Boqueirão, cujas ações contra a dengue recolheram cerca de 20 toneladas de lixo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”