A partir desta quarta-feira (11), o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e na Região Metropolitana fica mais severo. O período de abastecimento volta a ser reduzido para 36 horas, com suspensão de até 36 horas. Ou seja, um dia e meio com água e até um dia e meio sem água.
Garanta as principais notícias do PR no celular
Segundo a Sanepar, o aperto no racionamento é necessário para afastar a possibilidade de colapso no Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC), que atende 3,6 milhões de pessoas. O nível das barragens ao redor de Curitiba caiu para menos de 48% e a meteorologia indica o prolongamento da estiagem que impacta o Paraná há mais de um ano. Em julho choveu apenas 14,6 milímetros na região metropolitana de Curitiba, contra uma média histórica de 92,4 mm para o mês.
A companhia de água informou que está finalizando duas obras estruturantes para acrescentar 900 litros por segundo ao sistema, o que aumentará 10% da captação. Uma delas é uma adutora (tubulação) para transportar 200 litros por segundo da barragem do Rio Verde, em Campo Largo, até a barragem do Passaúna em Curitiba. A outra é a transposição do Rio Capivari para o Rio Iraí, que irá incorporar cerca de 700 litros de água por segundo ao sistema.
Confira a tabela do rodízio para os bairros e cidades da região metropolitana.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião