A Rua General Mário Tourinho vai ganhar uma faixa exclusiva para ônibus nos próximos dias no trecho entre os bairros Seminário e Campina do Siqueira, em Curitiba. Com isso, os veículos do transporte coletivo que passam pela região vão ter trânsito livre no trecho que vai da Avenida Vicente Machado até o Terminal do Campina do Siqueira, diminuindo o tempo de viagem principalmente nos horários de pico.
Segundo a prefeitura, a previsão é que a novidade seja implantada já no próximo dia 18 de janeiro, quando os trabalhos de sinalização devem ser finalizados. No local, equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) já colocaram novas placas de trânsito e fizeram a pintura específica da faixa no asfalto.
Veja também: A ambulância do Samu é obrigada a atender todas as ocorrências? Veja como é o socorro
Assim que for implantada, os motoristas terão 15 dias para se adequar à mudança. Agentes da Setran farão a orientação. Ao fim desse prazo, quem for flagrado no espaço dedicado aos ônibus será autuado. A multa por circular nessas faixas exclusivas é gravíssima e rende sete pontos na carteira de habilitação e menos R$ 293,47 no bolso.
Viagens mais rápidas
Segundo a superintendente da Setran, Rosangela Battistella, a faixa exclusiva da General Mário Tourinho vai diminuir o tempo com que os passageiros passam dentro dos ônibus que seguem em direção ao Terminal do Campina do Siqueira. “Nos horários de pico, são, em média, 17 minutos para percorrer esse trecho”, diz. Ao todo, a faixa terá 1,1 quilômetro de extensão.
Os principais beneficiados serão os passageiros das linhas Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2 e Pinhais/Campo Comprido. De acordo com a prefeitura, no trecho, passam 89 ônibus e cerca de 63 mil passageiros por dia.
Como trafegar
A nova faixa exclusiva é a quinta do tipo na capital paranaense. As outras ficam nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen. E, assim como nas demais, os motoristas que passarem pela General Mário Tourinho devem ficar atentos à sinalização caso precisem fazer a conversão à direita e usar a faixa exclusiva. Os veículos só podem acessar a pista a partir da linha tracejada pintada no pavimento.
Além dos ônibus, os táxis de Curitiba também podem utilizar a faixa — contanto que estejam transportando passageiros.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião