O inverno chegou às 1h24 desta quarta-feira (21). O frio, que já havia alcançado Curitiba dias antes, vai permanecer ainda na capital por mais algum tempo. Ainda assim, o primeiro dia de inverno deve ter termômetros marcando alguns graus a mais do que nos últimos dias do outono.
De acordo com o Simepar, o tempo deve ficar predominantemente nublado nesta quarta-feira, sem previsão de chuva. “Mas a previsão é de que saia sol em alguns momentos”, diz o meteorologista Tarcízio da Costa. As temperaturas devem ficar entre 9ºC e 14ºC.
Os dias devem ficar um pouco mais quentes a partir do fim de semana. As mínimas se manterão por volta dos 11°C e as máximas podem chegar aos 20°C. Costa alerta, porém, que com o início do inverno, temperaturas mais altas que essas não devem ser esperadas.
Inverno
Para o Simepar, o Paraná deve ter um inverno “dentro da normalidade”, o que significa eventos de frio quando há massas de ar de origem polar, geadas e menos chuvas. A previsão é um pouco diferente da feita pelo Climatempo, que prevê uma estação mais chuvosa do que o normal, principalmente durante os meses de julho e agosto.
“Essa chuva não deve ser tão intensa quanto no fim de maio e começo de junho em volume, e vamos até ter mais espaço entre duas frentes frias”, disse o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento. Mesmo assim, o risco para cheias e enchentes será maior devido à frequência das precipitações. A partir de setembro, a Região Sul entrará no mesmo ritmo que o restante do país e terá menos chuvas.
Conforme a empresa, as temperaturas mínimas devem ser levemente mais altas do que a média, que em Curitiba fica entre 5°C e 7°C . Isso se deve ao período de total “neutralidade” em relação aos fenômenos El Niño e La Niña, que diminuem a intensidade e a frequência do frio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião