A Urbs vai abrir o pré-cadastro e agendamento do passe escolar pela internet a partir desta segunda-feira (29). Apenas os estudantes que moram e estudam em Curitiba têm direito a metade do valor da passagem. Entretanto, eles precisam dar início ao processo pelo site da Urbs.
Após o preenchimento do formulário online, é preciso agendar o dia, local e horário em um dos nove postos de atendimentos da Urbs, localizados nas Ruas da Cidadania. Ou seja, o estudante, maior de 18 anos, ou o responsável legal pelo aluno, pode escolher a unidade mais próxima de casa ou do seu trabalho, de acordo com sua comodidade.
O cadastramento do Passe Escolar começará a ser feito no dia 5 de fevereiro. Com isso, a antecedência do pré-cadastro pretende tornar o serviço mais rápido e eficiente, como diz o gestor da Unidade de Cadastro da Urbs, Ivan Frote. “O Passe Escolar pode ser feito em qualquer época do ano, mas como a procura é muito grande no período que antecede a volta às aulas, o pré-cadastro é uma forma de agilizar o atendimento”, declarou.
Quem tem direito
O passe escolar é destinado aos alunos matriculados em escolas de ensino regular de primeiro, segundo ou terceiro grau e que morem a mais de 1.000 metros da escola. Além disso, a família, com um filho, precisa ter renda familiar bruta de até três salários mínimos. Com dois filhos tendo direito ao passe, a renda precisa ser de até quatro salários mínimos e até cinco salários mínimos para três ou mais filhos. Vale lembrar que o passe dá direito a duas passagens diárias no “Cartão Transporte – Estudante”.
Documentos necessários
Para fazer o passe, é preciso apresentar alguns documentos. Veja quais são eles:
- Declaração de matrícula original do estudante;
- Documento de identificação (RG, carteira de trabalho ou certidão de nascimento) e CPF, bem como do responsável legal (pai, mãe, tutor, procurador ou curador) e seu CPF;
- Comprovante de residência atualizado em nome do aluno ou responsável e/ou cônjuge (conta de luz, telefone fixo, água)
Em caso especiais, como aqueles responsáveis que recebem pensão ou aposentadoria, acesse a página da Urbs para ver os outros documentos requisitados.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião