Uma jovem de 22 anos ganhou um bebê no quintal de sua casa na tarde desta quinta-feira (9). O fato foi registrado em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, após a mulher sentir cólicas e solicitar apoio de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assim que a equipe chegou ao local, percebeu que a situação era bem diferente, pois a jovem estava em trabalho de parto, com contrações a cada dois minutos.
De acordo com o socorrista Edilson Gonzales, a garota sabia que estava grávida e realizou todo o acompanhamento pré-natal, mas a pessoa que fez a solicitação ao SAMU não explicou isso. “O acionamento foi apenas para assistência e transporte a uma mulher com cólica. Então, levamos um susto quando chegamos lá”, relatou.
- Leia também - Supermercados fazem promoções para o Dia dos Pais: eletrônicos e bebidas em oferta
Diante da situação, ele e sua colega Adriana Silveira colocaram a gestante Izabela Santos na maca e a conduziram até a ambulância, para que fosse atendida na Maternidade Alto Maracanã. “Só que ali no quintal da residência, antes de chegar à ambulância, verificamos que a bebê já estava nascendo”. Segundo o socorrista, a jovem estava com a bolsa rompida e sentia contrações a cada dois minutos, o que inviabilizava a chegada ao hospital.
O parto foi realizado na calçada em frente à residência da jovem, onde familiares, vizinhos e até os passageiros que estavam no ponto de ônibus se aproximaram para ouvir o primeiro choro do bebê - uma menina. “Foi um momento maravilhoso. Muito especial mesmo”, descreveu a avó Rita de Cássia dos Santos, de 48 anos.
Segundo ela, os socorristas agiram rapidamente e ainda acalmaram a família durante o procedimento. “Nós estávamos bem preocupados, mas os enfermeiros ficaram tranquilos e nos passaram confiança. Logo aquele nervosismo se transformou na maior alegria”, recorda. A bebê nasceu com 44 centímetros de comprimento e pesando 2,5kg.
Depois de receberem os primeiros cuidados, a criança e sua mãe foram encaminhadas à maternidade, onde fizeram exames e passam bem. “Estou acostumado com este tipo de emergência, mas é a primeira vez que acontece em um quintal. Com certeza, foi um privilégio inesquecível e marcante em nossas carreiras”, finalizou Gonzales.