Previsão da Sanepar é que consumo de água na temporada seja cinco vezes maior do que o normal.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Apesar do aumento do consumo e da população no litoral no período de temporada, a Sanepar garante que não faltará água no verão nas praias. Oficialmente, a temporada nas praias começa quinta-feira (21), mas o pico do consumo de água será na semana entre o Natal e ano novo, quando a população no litoral sobe de 150 mil para 750 mil pessoas. Esse incremento da população, junto com o calor, acarreta em um aumento no consumo de água de até cinco vezes acima do normal. 

CARREGANDO :)

“Estamos nos preparando para a Operação Verão e temos volume suficiente para atender o aumento da demanda nas praias”, assegura Antonio Carlos Gerardi, gerente geral da Sanepar de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Leia também:  Mesmo antes da temporada, mortes por afogamentos triplicam no Litoral

Publicidade

Uma das principais ações da Sanepar para evitar o desabastecimento nas praias é a instalação de geradores que mantenham a captação de água mesmo se houver falta de energia. Além disso, caminhões-pipa vão auxiliar no abastecimento caso haja algum rompimento de rede. “Fizemos a manutenção preventiva dos equipamentos”, aponta Gerardi. 

Se mesmo com esse reforço houver problemas no fornecimento, o gerente da companhia orienta os consumidores a procurar os pontos de atendimento da Sanepar. O gerente explica que os postos da companhia já estão funcionando em horário diferenciado para o verão, trabalhando inclusive aos sábados. O horário de atendimento aos sábados é das 8h às 12h até o dia 30 de dezembro.  

Leia também: Após pedido do comércio, Guaratuba libera estacionamento na Av. Atlântica após as 18 h

A rede coletora de esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná também foi ampliada. Mesmo assim, o pedido da companhia é para que as pessoas procurem os pontos de atendimento da Sanepar para regularizarem suas ligações internas. 

Apesar de todas as medidas preventivas, a Sanepar pede a contribuição das pessoas no consumo consciente de água. A orientação é de que os veranistas, ao chegarem ao litoral, verifiquem se há algum vazamento interno no imóvel em que ficarão, o que, além de desperdiçar água, acarreta custos extras no fim do mês. 

Publicidade

Veja também:  Mesmo fora da temporada, Antonina sofre com a falta d’água