Em uma semana, Curitiba ganhou 35 novos casos de sarampo, doença que voltou a circular na cidade depois de 21 sem diagnósticos positivo. O novo balanço divulgado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que até agora já são 80 casos confirmados na capital, onde há campanha de reforço de vacinação desde a última segunda-feira (6).
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde da capital (SMS), a maioria disparada dos casos de sarampo na cidade - 69 deles - são de jovens entre 15 e 29 anos. É nesta faixa que se encontra a única paciente internada em estado grave. A jovem de 26 anos chegou a ficar internada na UTI, mas, conforme a SMS, o quadro dela agora é estável.
Dos 80 diagnósticos, o boletim mostra que 18 são importados. A maior parte deles, provavelmente, de São Paulo, onde há surto e a doença já havia matado 12 pessoas até esta quarta (9). Em outras 62 situações, a transmissão foi secundária (quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou), e as demais não foi possível afirmar a fonte do contágio.
Região metropolitana
No Paraná todo, são 103 confirmações até agora, e a Grande Curitiba é a região do estado que mais concentra a doença.
Fora Curitiba, há casos em Colombo (6); Pinhais (4); São José dos Pinhais (3); Campo Largo (2); Fazenda Rio Grande (1); Campina Grande do Sul (1) e Campo do Tenente (1), totalizando 98 registros confirmados na região.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Deixe sua opinião