Em menos de uma semana, Curitiba teve a confirmação de três novos casos de sarampo. Com isso, chegam a quatro os pacientes infectados pelo vírus na capital - dois a mais do que o confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã desta terça-feira (27) - e sete em todo o Paraná. Todos são casos importados, adquiridos em Santa Catarina ou em São Paulo, estado onde há surto da infecção.
O comunicado dos quatro casos em Curitiba foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta tarde, horas depois de a prefeitura afirmar que eram apenas dois os pacientes confirmados no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os exames de sangue que confirmam ou descartam novos casos da doença são feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), vinculado ao governo do Paraná, e por isso os dados do boletim da Sesa já estavam atualizados. Um novo balanço deve ser divulgado pela prefeitura de Curitiba - ainda nesta terça - para ratificar os números já divulgados pelo governo do estado em relação à capital.
Além da capital, outras duas cidades do interior Paraná tiveram casos confirmados pela Sesa nesta terça: Rolândia e Jacarezinho, na região Norte, elevando para sete o total de pacientes confirmados no estado.
Há ainda outros 24 em suspeita, incluindo o de um menino de 7 anos em Paranaguá, no Litoral. Até a semana passada o Paraná tinha dois casos: um em Curitiba e outro em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana (RMC).
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes da doença são mais graves em crianças menores de 5 anos. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e pelo espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar – daí o alto poder de contágio.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento caso alguém com quem teve contato fique doente.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião