Vacina é a forma mais eficaz de se proteger contra o sarampo| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS ) de Curitiba confirmou nesta terça-feira (27) o segundo caso de sarampo no município e, como o registro da semana passada, trata-se de uma pessoa que foi infectada fora do Paraná. O novo comunicado faz subir para três as confirmações da doença no estado, todos na Grande Curitiba.

CARREGANDO :)

No entanto, no Litoral, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá anunciou também nesta terça que acompanha um menino de 7 anos com suspeita da doença - o que vai levar a prefeitura local a vacinar os colegas de classe da criança.

No novo caso confirmado em Curitiba, a infecção se desenvolveu em um homem de 22 anos que foi contaminado em São Paulo, por onde passou durante o mês de julho. O estado paulista vive um surto da doença e concentra, de acordo com o Ministério da Saúde, 95% dos 1.388 casos confirmados no Brasil até agora.

Publicidade

Na carteira de vacinação do jovem consta apenas uma dose da imunização contra a doença, quando, no protocolo adotado pelo Ministério da Saúde, duas doses são recomendadas para jovens até 29 anos. Depois de passar por acompanhamento, o paciente já se encontra recuperado e já retornou as suas atividades normais, sem risco de transmissão da doença.

Litoral

Já a prefeitura de Paranaguá afirmou que vai começar nesta terça-feira (27) a vacinar pessoas que possam ter tido contato com o paciente como medida de bloqueio. Equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica vacinarão primeiro os alunos do mesmo turno em que a criança estuda, incluindo jovens que frequentam o Ensino Médio da instituição. A imunização se estenderá ainda para pessoas da igreja que a criança frequenta.

Adultos devem se vacinar

Com o novo registro em Curitiba, já são três os casos da doença no Paraná. A primeira confirmação, tornada pública no dia 7 de julho, foi em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A paciente de 41 anos também foi infectada pelo vírus em São Paulo.

Na semana passada, foi confirmada a infecção de um homem de 54 anos em Curitiba. Foi o primeiro caso na capital depois de 21 anos. O homem confirmou ter estado em São Paulo e no Norte do país, duas regiões onde há surto da doença.

A prefeitura de Curitiba alerta que os casos reforçam a necessidade de os adultos conferirem se estão com a carteira de vacinação atualizada. Adultos até 29 anos precisam ter confirmadas duas doses da vacina, enquanto os que têm até 49 anos estão imunes se têm pelo menos uma dose registrada.

Publicidade