“Se ele não quiser atendimento e quiser morrer aí o problema é dele”. Essa foi a inesperada resposta que um cidadão recebeu ao ligar para o Samu, em Curitiba, na manhã deste sábado (5). O homem que efetuou a ligação estava prestando socorro a um rapaz desacordado, que aparentava ter ferimentos na cabeça. O episódio ocorreu em um canteiro da Avenida Santa Bernadete, entre os bairros Fanny e Lindóia.
De acordo com a Prefeitura, uma ambulância foi enviada após uma segunda ligação e a vítima, um homem de 35 anos, foi atendida no local. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Em nota oficial, a Prefeitura admitiu que “o primeiro atendimento do Samu não foi o correto” e que “retirou a atendente do plantão, por não atender os protocolos do Samu. Ela também irá responder a processo administrativo”.
Confira a nota oficial da Prefeitura
“O primeiro atendimento do Samu não foi o correto. A Secretaria Municipal da Saúde informa que retirou atendente do plantão, por não atender os protocolos do Samu. Ela também irá responder a processo administrativo.
A Prefeitura lamenta o episódio e pede desculpas ao cidadão que fez a ligação para ajudar a pessoa que estava precisando de atendimento.
O protocolo de atendimento do Samu prevê que se tenha o maior número de informações possíveis da pessoa que será atendida. Se está ferida, qual o tipo de ferimento, se está consciente, se consegue falar e explicar como está se sentindo.
Essas informações são decisivas para saber que tipo de ambulância será enviada ao local”.
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Deixe sua opinião