“Se ele não quiser atendimento e quiser morrer aí o problema é dele”. Essa foi a inesperada resposta que um cidadão recebeu ao ligar para o Samu, em Curitiba, na manhã deste sábado (5). O homem que efetuou a ligação estava prestando socorro a um rapaz desacordado, que aparentava ter ferimentos na cabeça. O episódio ocorreu em um canteiro da Avenida Santa Bernadete, entre os bairros Fanny e Lindóia.
De acordo com a Prefeitura, uma ambulância foi enviada após uma segunda ligação e a vítima, um homem de 35 anos, foi atendida no local. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Em nota oficial, a Prefeitura admitiu que “o primeiro atendimento do Samu não foi o correto” e que “retirou a atendente do plantão, por não atender os protocolos do Samu. Ela também irá responder a processo administrativo”.
Confira a nota oficial da Prefeitura
“O primeiro atendimento do Samu não foi o correto. A Secretaria Municipal da Saúde informa que retirou atendente do plantão, por não atender os protocolos do Samu. Ela também irá responder a processo administrativo.
A Prefeitura lamenta o episódio e pede desculpas ao cidadão que fez a ligação para ajudar a pessoa que estava precisando de atendimento.
O protocolo de atendimento do Samu prevê que se tenha o maior número de informações possíveis da pessoa que será atendida. Se está ferida, qual o tipo de ferimento, se está consciente, se consegue falar e explicar como está se sentindo.
Essas informações são decisivas para saber que tipo de ambulância será enviada ao local”.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião