A semana começa com tempo estável e sem chuva em Curitiba depois do recorde de temperatura desse inverno, domingo (27), quando o Simepar registrou 29,1° C na capital, maior temperatura desde 21 de junho. A umidade relativa do ar alcançou 31,7% perto das 16 h, o que aumentou a sensação térmica. Os últimos valores expressivos de inverno foram registrados em 2015, quando a temperatura passou de 30° C durante a primeira quinzena de agosto.
Acompanhando o veranico paranaense, os últimos dias de agosto vão ser parecidos, com grande variação térmica (manhãs levemente geladas e tardes muito quentes). Nesta segunda-feira (28), o tempo permanece seco em Curitiba, sem chuvas e com baixos índices de umidade relativa do ar. O dia amanheceu com 12° C e tem máxima prevista de 27° C.
A segunda-feira (28) será ensolarada em praticamente todas as regiões paranaenses. De acordo com o Simepar, toda a faixa Norte e o Oeste registram temperatura na casa dos 30° C. A máxima deve ficar em Paranavaí, com temperatura de 32° C e umidade relativa do ar na casa dos 27%.
Apenas entre a serra do mar, as praias do Paraná e as cidades que fazem divisa com Santa Catarina há maior variação de nuvens durante a manhã, com condições mais próximas do inverno do Sul do país.
A terça-feira (29) também será estável no Paraná, com predomínio de sol. Segundo o Simepar, os valores máximos podem passar dos 30° C em praticamente todo interior. Na capital, a temperatura deve variar entre 11° C e 27° C. Os índices de umidade relativa também ficam baixos, com valores de 30% em várias cidades, o que gera estado de atenção. Diante dessa condição atmosférica, há necessidade de redobrar o consumo de água para evitar desidratações.
Apesar das chuvas no Rio Grande do Sul e de áreas de instabilidade no Paraguai e em Santa Catarina, não há previsão de chuva até o começo de setembro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”