Programado para voltar a receber público com passeios guiados a partir de 7 de julho, a reabertura do túnel no Parque Tanguá promete levar mais turistas a um dos principais cartões postais de Curitiba. Entretanto, com mais público, a segurança, que já é alvo de preocupação dos frequentadores, ganha foco ainda maior.
Isso porque, segundo os próprios funcionários do Tanguá, o efetivo da Guarda Municipal (GM) para patrulhar a área teria diminuído dias antes de o prefeito Rafael Greca (PMN) ter anunciado a reabertura do túnel na última quinta-feira (21). As quatros motos da GM que faziam a patrulha no parque teriam caído para duas, o que não é confirmado pela prefeitura.
- Leia também - Guarda Municipal reforça efetivo em cemitérios após sumiço de corpo de bebê
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) nega que o efetivo de guardas no Tanguá tenha reduzido. O que ocorreu, segundo a pasta, foi uma alteração na patrulha. “A perspectiva é incrementar o trabalho dos guardas com aquisição e utilização de veículos elétricos no parque para os próximos meses”, justificou, em nota, a secretaria.
Enquanto a ronda com os veículos elétricos não chega, a sensação é de insegurança no Tanguá. Só na semana anterior à entrega do túnel foram três assaltos relatados por funcionários do parque. Em abril, a reportagem da Gazeta do Povo chegou a flagrar uma turista do Pará sendo assaltada enquanto descia para ver o lago. Comerciantes da região afirmam que os assaltos costumam acontecer na parte de baixo do parque, de onde os criminosos têm mais facilidade para fugir para o mato ao lado. E a maioria das vítimas é de mulheres. Os próprios servidores municipais que trabalham no Tanguá orientam por conta própria os turistas a não irem desacompanhados à parte de baixo do parque para evitar de serem alvos dos ladrões.
- Veja mais - Bom para alguns, ruim para outros: impactos do novo Ligeirão após 3 meses
No evento de entrega do túnel, a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias, disse existe a intenção de reforçar a segurança no Tanguá, mas que isso ainda está em discussão. “Hoje já temos a Guarda Municipal atuando dentro do parque. Então nossa intenção é intensificar esse trabalho com a Guarda Municipal para que tenhamos condições realmente de garantir a segurança dos visitantes”, declarou a secretária.
Passeio no túnel
Quase dois anos depois de ser fechado por causa da queda de uma rocha sobre a passarela, o túnel do Parque Tanguá teve as paredes despichadas, além de ter a iluminação e a estrutura reforçada para evitar acidentes.
Os passeios agora só poderão ser feitos se previamente agendados. Isso porque ainda há risco de rochas se descolarem do paredão - o que vai ser monitorado por uma equipe de geólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que treinaram os guias a identificar possíveis movimentações rochosas, bem como a evacuar o túnel em caso de emergência.
Os passeios guiados começam a partir de 7 de julho. Para participar da visita, os interessados têm que agendar o passeio pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome, RG, telefone e idade.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião