Muito apreciado na culinária e fonte de renda para várias famílias no Litoral do Paraná, o caranguejo virou escultura no centro histórico de Paranaguá no começo deste mês. Localizado na Praça Prefeito Mário Roque, em frente ao Rio Itiberê, a escultura de 2 metros de altura tem chamado a atenção dos moradores e turistas que se enfileiram para tirar fotos e selfies com o Caranguejão, como já é conhecida a escultura na cidade.
Veja mais - A uma semana da temporada, Paranaguá não tem medidas preventivas para evitar alergia em turistas
O problema é que muitas pessoas, especialmente as crianças, estão subindo na escultura para tirar fotos e também para brincar. Por isso, a prefeitura de Paranaguá lançou uma campanha na mídias sociais pedindo para que as pessoas não subam na obra. Além de poder danificar a estrutura, a principal preocupação é de que alguém caia - até agora, ninguém se machucou no novo monumento de Paranaguá. “A preocupação maior é com a segurança das crianças, para que não caiam de uma altura de 2 metros”, reforça Harrison Moreira de Camargo, secretário Municipal de Cultura e Turismo.
Feito com base de ferro armado e revestido de concreto, o Caranguejão foi feito pelo artista plástico Índio Artesão, do Rio Grande do Norte. Índio já produziu cerca de três mil trabalhos, com destaque para o Galo Branco de Dona Neném, com 15 metros de altura, símbolo do folclore de São Gonçalo do Amarante (RN).
Leia também - Moradora questiona na Justiça repasses e demora da obra na Praça Oswaldo Cruz
O Caranguejão foi inaugurado no último dia 6, na 1.ª Festa do Caranguejo de Paranaguá, que marca o início da captura do crustáceo, que ocorre justamente no início de dezembro. Até o dia 10, moradores e turistas de Paranaguá puderam apreciar o caranguejo e outros frutos do mar na festa, além de assistir a apresentações artísticas todas as noites.
Deixe sua opinião