A forte chuva que atingiu Curitiba na tarde de quarta-feira (6) continua causando complicações na manhã desta quinta-feira (7), especialmente no trânsito. Isso porque pelo menos 30 árvores caíram em ruas do município. Muitas delas danificaram carros, casas e a rede de energia elétrica, além de bloquear o fluxo de veículos.Dezenas de semáforos também seguiam desligados, além de pelo menos 3.721 imóveis ainda estarem sem energia elétrica na manhã desta quinta.
Veja a lista completa de estragos da chuva que permanecem nesta quinta
De acordo com a Defesa Civil de Curitiba, apesar de ainda chover em algumas regiões na manhã desta quinta, não houve novas ocorrências de estragos. Mesmo assim, bairros como o Água Verde — o mais atingido em com alagamentos e quedas de árvore — apresentam trânsito intenso. Entre as quedas de árvore, as ocorrências mais graves aconteceram na Rua Pará, em cima de uma casa, e na Rua Abraham Lincoln, em cima de um veículo. No bairro Santa Quitéria, na Rua Ulisses Vieira no cruzamento com a Rua Dom Orione, uma árvore bloqueava o trânsito na manhã desta quinta.
Responsável pela remoção das árvores caídas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), explica que todas as situações são consideradas emergenciais, mas a equipe de arborização não tem mão de obra suficiente para resolver o problema em poucas horas. Por isso, até o fim da manhã 65% das árvores haviam sido removidas. A previsão é de que todas as ruas sejam liberadas até o término do dia.
Leia mais: Homem entala em bueiro e dá muito tratalho aos bombeiros em Curitiba
Já a Copel explica que os bairros mais afetados pela falta de energia foram Vila Isabel e Novo Mundo. Na noite de quarta, cerca de 60 mil imóveis chegaram a ficar sem luz. As quase 4 mil unidades que seguem sem energia nesta quinta são as que precisam de uma reconstrução de parte da rede — que pode ter sido destruída por árvores, por exemplo. Não há previsão para que a luz volte nesses locais.
Ainda na noite de quarta, houve o registro de ao menos seis casas com destelhamento, no Campo Comprido. Porém, de acordo com a prefeitura de Curitiba, ninguém ficou ferido.
Cratera da Westphalen
Outro ponto problemático fica na rua Desembargador Westphalen, na esquina com a avenida Visconde de Guarapuava, no Centro. Há anos o cruzamento sofre com o asfalto que cede toda vez que há tempestade, e desta vez não foi diferente: a Westphalen foi totalmente interditada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o bloqueio foi feito a pedido da própria Setran por questões de segurança, e não há previsão para que os veículos possam voltar a circular no trecho.
Veja a lista completa de regiões que seguem afetadas pelas chuvas de quarta-feira (6)
Ruas com quedas de árvore
1. Avenida Silva Jardim, 2.346
2. Rua Saldanha Marinho, 2.167
3. Rua Castro, 976
4. Rua Joaquim Caetano da Silva
5. Rua Estevão Baião, 200
6. Rua Santa Catarina, 980
7. Avenida Iguaçu, 3.681
8. Lourenço Bizinelli
9. Rua Ponta Grossa, 97
10. Rua Pará, 449 (em cima de casa)
11. Rua Abraham Lincoln, 263 (em cima de veículo)
Cruzamentos com semáforos desligados
Jardim Botânico | Avenida Comendador Franco
Campina do Siqueira | Avenida Mário Tourinho, esquina com rua Júlia da Costa
Mercês | Rua Jacarezinho, esquina com rua Solimões