A pandemia de novo coronavírus, além de mudar os hábitos das pessoas, já deixa suas marcas na paisagem urbana. Em Curitiba, vários semáforos ganharam um novo visual nesta semana, com a inclusão de uma máscara no desenho do pedestre, para, de acordo com a prefeitura da cidade, reforçar ao cidadão a necessidade de se usar a proteção ao sair de casa.
“A intenção é que a gente possa fazer um paralelo com a campanha do Maio Amarelo, de prevenção a acidentes e mortes no trânsito, com a situação da pandemia pela qual estamos passando. A ideia é não sair de casa, mas, se precisar sair, usar a máscara”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
A mudança pode ser conferida de perto em diversos pontos da capital paranaense, como na esquina da Avenida Affonso Camargo com a Rua Governador Agamenon Magalhães, no Jardim Botânico. Na região central, o ícone do pedestre com máscara já aparece em semáforos dos cruzamentos entre a André de Barros e Marechal Floriano Peixoto e entre a Rua XV de Novembro com Barão do Rio Branco.
Os ícones de pedestre que reforçam a obrigatoriedade do uso de máscara também estão presentes nas proximidades da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (esquina entre as ruas Camões e XV de Novembro, no Alto da XV), nos arredores do Terminal Guadalupe (entre as ruas João Negrão e Pedro Ivo) e perto da estação-tubo Carlos Gomes (Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Pedro Ivo). Nos próximos dias, a novidade estará em 20 cruzamentos de Curitiba que contam com grande circulação de pedestres.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião